São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994 |
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Caloi corre na dianteira
DA REPORTAGEM LOCAL "Uma verdadeira explosão" . É assim que Bruno Caloi, diretor-superintendente da Caloi, define as vendas de bicicletas em 93.Foram 4,2 milhões de unidades vendidas. A Caloi, líder de mercado, foi responsável por 1,9 milhão desse total, cerca de 45%. Em relação a 92, a empresa comercializou 800 mil bicicletas a mais em 93, um acréscimo de 70%. Segundo Bruno Caloi, as linhas mountain bike e cruiser foram fundamentais para o bom resultado obtido pela empresa. " Elas alavancaram as nossas vendas", diz. No setor de material de transporte, a Caloi ficou em 93 com o 1% lugar em rentabilidade sobre recursos próprios (15,4%). Embora nunca tenha vendido tantas bicicletas em um único ano, a Caloi teve reduzida sua fatia de mercado em 93 – era 50% em 92. "O que houve foi um crescimento expressivo do mercado, maior do que a nossa capacidade de produção", explica. Os investimentos em equipamentos e nas linhas de produção chegaram a US$ 20 milhões em três anos (91 a 93). Mas isso não foi suficiente para atender ao crescimento da demanda. Este ano mais US$ 5 milhões estão sendo investidos. "Estamos nos equipando e modernizando para enfrentar a concorrência interna e os importados", diz. Para aumentar o faturamento, a Caloi diversifica os negócios. Associada à Suzuki, vende motores de popa e motonetas feitas pelos japoneses, distribui o óleo lubrificante da francesa Motul. "São setores diferentes de nossas atividades tradicionais. Acreditamos que darão excelente retorno a médio e longo prazo", diz. Em 93, os novos negócios renderam US$ 12 milhões. Para 94, a expectativa é dobrar o resultado. Texto Anterior: TAM voa longe do prejuízo Próximo Texto: Encol gosta de seu dinheiro Índice |
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