São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Próximo Texto | Índice

Informática avança nos escritórios de advocacia

EUNICE NUNESESPECIAL PARA A FOLHA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Informática avança nos escritórios de advocacia
Programas simplificam redação de documentos e agilizam controle de processos
EUNICE NUNES
Advogados, juízes, promotores e demais profissionais do direito estão, aos poucos, aderindo à informática. A cada dia aparecem novos produtos no mercado para uso na advocacia.
Há programas para controle e acompanhamento de processos, para gerenciamento financeiro, para conexão com bancos de dados e até publicações eletrônicas com a íntegra de leis, entre outros.
Apesar disso, entre os cerca de 300 mil advogados do país a informatização avança lentamente. E o número de consultas aos bancos de dados dos tribunais é pequeno.
Há também uma certa fantasia em relação às facilidades que um computador pode oferecer. Muitos acreditam que todos os problemas serão resolvidos, bastando apertar alguns botões para ter tudo à mão.
"Antes é preciso organizar o escritório, para depois passar os documentos para o computador e comprar os programas que se adaptem às rotinas do advogado", adverte Guido Antonio Andrade, 1º secretário da secção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).
Ele lembra que muitos ficaram decepcionados com a informática. Compraram equipamentos e programas antes de se organizarem, acabaram tendo uma grande dor de cabeça, e desistiram de tudo.
"Não consigo conceber um escritório de advocacia, mesmo aqueles de um só advogado, sem computador. A economia de tempo é a maior vantagem", diz José Paulo Moutinho Filho, do escritório Moutinho, Brock e Curi Advogados e Consultores, que está instalando um sistema de computadores em rede.
Moutinho conta que um dos programas mais úteis é o processador de textos. Ele agiliza a elaboração de contratos, petições, documentos, correspondência, e ainda corrige os erros de ortografia.
"Nós usamos o Carta Certa para Windows, que é muito fácil de ser usado", afirma Moutinho.
O Carta Certa também foi o escolhido pela OAB-SP em seu programa de informatização. "É um software de fácil operação e compreensão, além de atender plenamente às necessidades da entidade", diz Guido Andrade.
Entre os programas específicos para a advocacia, destaca-se o de acompanhamento de processos. Com ele, o advogado pode acompanhar diariamente o andamento de uma ação sem sair do escritório.
"Este é um software que evita um dos maiores problemas do advogado: a perda dos prazos processuais. Ele permite agendar com antecedência o que é preciso fazer em relação a cada processo", comenta Moutinho. Ele recomenda o Genialis, "que é muito eficiente".
O acesso aos bancos de dados dos tribunais é feito via modem, um instrumento que acopla o microcomputador a uma linha telefônica –o serviço é oferecido pela Embratel– e permite a comunicação com outros micros fora do escritório.
Além dos aparelhos, o advogado deve cadastrar-se na Embratel, que cobra uma taxa mensal de acordo com o tempo de utilização do serviço.
Nos tribunais é possível saber a data da audiência, qual juiz vai julgar a causa ou se a parte contrária apresentou alguma petição nova.
Através da comunicação em rede, alguns escritórios já fazem conexão direta com seus clientes. Um contrato, por exemplo, é digitado pelo advogado e é recebido pelo cliente no computador de sua empresa ou de sua casa.

Próximo Texto: PROCESSADOR DE TEXTOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.