São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japoneses vêm ao Brasil aprender futebol

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a chegada das férias escolares de verão no Japão, do final de julho ao final de agosto, muitos jovens têm deixado o Oriente para tentar aprender a 'ginga' do futebol no Brasil.
Eles aproveitam a folga para conhecer o sistema de trabalho desenvolvido por aqui, para depois, ao término de seus estudos regulares, voltarem para ficar por um período maior.
A dedicação de ex-jogadores brasileiros que passaram pelo futebol japonês no passado possibilitou que alguns deles pudessem dar sequência ao seu trabalho no Brasil.
Algumas agências japonesas trabalham na colocação de japoneses em clubes brasileiros.
Um dos empresários desse ramo é o japonês Nobuo Naya, 52, que tem 170 garotos espalhados por 23 clubes em São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
A Associação Nipo-Brasileira de Intercâmbio Futebolístico de Jovens, de Naya, começou com seu próprio filho, Kazuyoshi Miura, o Kazu, que iniciou a carreira no Juventus, em 83 e, atualmente, joga no futebol italiano.
Existem associações que trabalham de forma diferente. Ao invés de irem para clubes, os garotos ficam em locais especiais, nos quais são acompanhados em todos os seus movimentos.
Instalado no Brasil desde 1953, o Centro de Intercâmbio Harmonia, em São Bernardo do Campo, é um deles.
Os sete estudantes que vieram passar as férias no Centro e os 16 estagiários que chegaram em março e devem ficar por pelo menos um ano treinam na USP (Universidade de São Paulo). Além disso, eles têm aulas de língua portuguesa.

Texto Anterior: Atacante decepciona Cruyff
Próximo Texto: Interior de SP recebe jogadores desde 92
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.