São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegado acusado de chacina é julgado hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

O julgamento do delegado Carlos Eduardo Vasconcelos deverá começar hoje, às 13h, no 1º Tribunal do Júri, na Vila Mariana (zona sul de São Paulo).
Ele é o último policial civil que será julgado pelo júri por causa da chacina de 18 presos no 42º DP, no Parque São Lucas (zona leste).
O crime foi em 5 de fevereiro de 89. Após uma tentativa de fuga, os detentos do 42º DP se rebelaram.
O motim foi dominado e 50 presos foram espancados e postos pelos policiais em uma cela-forte de 1,5 metro de largura por 3 metros de comprimento. O cubículo não tinha ventilação.
Após manterem os presos por uma hora na cela, os policiais abriram a porta de ferro -18 morreram por asfixia e 32 sobreviveram.
Outros dois policiais civis já foram julgados pelo mesmo crime. O investigador Celso José da Cruz foi condenado a 516 anos de prisão e está no presídio da Polícia Civil.
O carcereiro José Ribeiro também foi condenado, mas sua pena foi de 45 anos de prisão. Ele obteve da Justiça o direito de recorrer da sentença em liberdade.
O promotor Antônio Carlos Da Ponte prevê que o julgamento demore cerca de três dias.

Texto Anterior: Polícia investiga matadores na Tamoios
Próximo Texto: Cinco pessoas morrem no trânsito em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.