São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hematologista campineira descobre doença sanguínea

DA FOLHA SUDESTE

A médica hematologista, Sílvia Brandalise, diretora do Centro Boldrini de Campinas (100 km de Campinas), descobriu uma nova doença que ataca os glóbulos sanguíneos e destrói, em particular, os glóbulos vermelhos.
Segundo a pesquisadora, anemia grave, aumento do tamanho do fígado e do baço e manchas acinzentas no rosto são os principais sintomas da doença.
A causa da nova doença está relacionada a uma maior concentração da actina nos glóbulos, que prejudica as funções do sangue.
O único portador diagnosticado da doença no mundo, o paulista G.L.P., 4, está curado.
Ele continua sendo acompanhado pelo Centro Boldrini.
O diagnóstico final da doença foi feito por uma equipe de hematologistas do Saint Jude Children's Research Hospital, dos EUA.
O nome científico da doença, de acordo com revista médica Blood, é Inclusões Gigantes de Actina nas Células Hematopoiéticas Associada com Anemia Dependente de Transfusão com Coloração Acinzentada da Pele.
A simplificação para Síndrome Brandalise é uma homenagem da comunidade médica internacional à pesquisadora campineira.

Texto Anterior: Shoppings lotam mas lojas vendem pouco
Próximo Texto: Viagens curtas são a saída para as ferrovias do país, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.