São Paulo, terça-feira, 9 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Simpósio mostra como manejar o rebanho

DA REPORTAGEM LOCAL

A 1ª Interleite, que terminou domingo último em São Paulo, reuniu pela primeira vez no país técnicos internacionais e 350 pecuaristas brasileiros.
Os especialistas, vindos de países onde a produtividade do rebanho é alta, falaram sobre suas experiências de manejo intensivo do rebanho leiteiro.
"Sistema intensivo significa confinar o gado e dar a ele a melhor alimentação", explica Raul Pimenta de Castro, da Associação Brasileira dos Criadores de Holandês e consultor em fazendas.
O método é comum em países como EUA, Canadá e Israel, onde a produção média das vacas atinge 30 litros/leite/dia.
Foram técnicos desses países que estiveram no Brasil. Como o norte-americano Paul Johson, consultor em fazendas nos EUA, Japão e Austrália.
Ele falou sobre a importância da redução no período de parto das vacas. O ideal, segundo Johson, é que cada fêmea tenha um bezerro a cada 13 meses.
Já Michael Hutjens, da Universidade de Illinois (EUA), mostrou aos pecuaristas brasileiros a maneira correta de alimentar as vacas em climas quentes.
"É fundamental um planejamento minucioso da alimentação da vaca durante as três semanas que antecedem o parto", aconselhou Hutjens.
No último dia da Interleite, estudiosos e pecuaristas visitaram duas fazendas brasileiras, a granja Itambi, em São José dos Campos (SP), e a Pecuária Serramar, em Caraguatatuba (SP).

Texto Anterior: "Leite Show" obtém média de R$ 5,1 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.