São Paulo, sexta-feira, 12 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empréstimo externo terá aval do Tesouro

VIVALDO DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Tesouro Nacional voltará a conceder ainda este mês aval aos empréstimos externos obtidos por Estados e municípios em organismos internacionais.
A concessão de avais do Tesouro foi suspensa por 90 dias a partir da primeira edição da medida provisória do real. Para abrir exceções, o governo vai fixar critérios.
"A idéia é não favorecer ninguém", disse o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Clóvis Barros de Carvalho.
As propostas de critérios foram entregues ontem ao ministro da Fazenda, Rubens Ricupero. A tendência, segundo Clóvis de Carvalho, é abrir exceções apenas para os projetos que já estiverem prontos e aprovados.
Entre os Estados que devem obter aval do Tesouro Nacional estão Minas Gerais e Paraná. Eles já acertaram com o Bird (Banco Mundial) financiamento para projetos na área de educação.
Ao abrir exceções na suspensão dos avais, o governo federal cede a pressões dos Estados e municípios. A fixação de critérios, porém, tem o objetivo de evitar que se abra uma porteira por onde possam passar todos os pedidos de aval.

Texto Anterior: Receita retira empresas do CGC
Próximo Texto: Setor de construção civil prepara greve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.