São Paulo, sexta-feira, 12 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE cobra explicações sobre fraudes

FLÁVIA DE LEON
ENVIADA ESPECIAL A BLUMENAU

O corregedor-geral eleitoral, ministro Flaquer Scartezzini, disse ontem que o deputado Gastone Righi (PTB-SP) terá de prestar depoimento à Justiça Eleitoral para esclarecer a informação de que os partidos estão recebendo doações sem emitir bônus.
O corregedor vai esperar que o Ministério Público Eleitoral convoque Righi. Se isso demorar, o próprio Scartezzini vai convidar o deputado a comparecer ao TSE.
Em entrevista publicada ontem pela Folha, Righi afirmou que todos os partidos estão recebendo doações sem entregar bônus.
O deputado descreveu ainda uma nova forma de fraudar a lei que regula o financimento das campanhas. Os candidatos recebem doações e registram o dinheiro como se fosse recurso próprio.
"Ele e todos os outros que tenham informações sobre irregularidades no processo eleitoral devem levar essas informações à Justiça Eleitoral", disse o ministro.
Scartezzini reconheceu ontem, porém, que a Justiça não tem como exercer um "controle absoluto" sobre os bônus. "O bônus foi criado pelo Poder Legislativo para moralizar o financiamento da campanha, mas a lei não é perfeita".
Pimenta e FHC
O presidente do PSDB, Pimenta da Veiga, afirmou ontem que o PTB "deve dar uma declaração" sobre as afirmações do tesoureiro-geral do partido, deputado Gastone Righi (SP).
O PTB faz parte da coligação do candidato Fernando Henrique Cardoso. "Chega de confusões", disse FHC ao ser informado sobre o teor da entrevista de Righi.
O candidato disse que o PSDB está usando os bônus eleitorais "abundantemente" e que ele "nunca" assinou "coisíssima nenhuma" para beneficiar financiadores.
A presidência do PTB não quis comentar o assunto.

Colaborou GABRIELA WOLTHERS

Texto Anterior: Justiça recebe reclamações
Próximo Texto: Empresários preferem anonimato ao bônus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.