São Paulo, sexta-feira, 12 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula cede seus redutos

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO

Um dos motivos da ultrapassagem de Fernando Henrique sobre Lula na corrida presidencial foi o crescimento do tucano em redutos eleitorais do petista. No Ceará, ele passou à frente (36% a 31%) e, na Bahia, chegou a um empate estatístico: FHC tem 33% e Lula, 36%.
Nos outros dois Estados em que Lula sempre ganhou de Fernando Henrique, o candidato do PSDB diminuiu a vantagem do petista.
No Rio Grande do Sul, a diferença, que há duas semanas era de 19 pontos percentuais, caiu para 9 pontos. Em Pernambuco, foi de 19 para 7 pontos.
O fenômeno acontecido no eleitorado gaúcho foi decisivo para que o quadro eleitoral se invertesse no Sul. Lula, até há duas semanas, ganhava por 32% a 25% na região. Agora, o tucano está na frente com 31% a 28%.
O mesmo raciocínio vale para o Nordeste, onde Lula liderava por 36% a 25%. Agora, os dois estão praticamente empatados na região: 34% a 33%.
O maior problema para Lula é que ele perdeu terreno muito rapidamente nos seus principais redutos. O único fato novo que pode explicar esta mudança foi a entrada no ar do horário eleitoral. E ainda há sete semanas pela frente de propaganda na TV.

Texto Anterior: Lula
Próximo Texto: Desempenho na TV impulsiona FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.