São Paulo, sexta-feira, 12 de agosto de 1994
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Destilado mais famoso do mundo faz 500 anos

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Você mal terá terminado de ler a primeira linha deste artigo e 30 garrafas de scotch whisky terão sido vendidas pelo mundo afora. São 30 por segundo: prova maior de que a bebida, que festeja seus 500 anos esta semana, o faz em pleno sucesso. É o destilado mais vendido no mundo e a bebida feita num único país mais popular que se conhece.
Mas a história é mais antiga. O que se comemora este ano é o aniversário do primeiro registro oficial do scotch whisky. Em 8 de agosto de 1494, um documento de cobrança de impostos taxava a "entrega ao frei John Cor de oito 'bolls' (1.200 quilos) de malte para a produção de aqua vitae". O bastante para fazer 2.400 garrafas.
Mas já muito antes era produzida esta aguardente de malte. Não se sabe ao certo quando a prática da destilação chegou à Escócia, mas é certo que os antigos celtas já a conheciam, trazida por monges europeus, e com ela produziam sua "uisge beatha" (água da vida, em gaélico). Para tanto, combinavam a cevada (que depois de molhada e germinada vira o malte), as águas límpidas dos córregos escoceses (que passam no subsolo pela turfa, combustível vegetal usado na secagem do malte) e leveduras (para fermentar a mistura de malte moído com água e produzir o álcool a ser destilado em alambiques de cobre).
Hoje as cem destinarias da Escócia produzem whiskies de malte (malt whiskies, os mais nobres), de outros cereais (grain whiskies), e os blended –mistura de ambos, correspondendo a 95% da produção. Até o século passado, eles eram frequentemente bebidos em misturas com ervas e especiarias. Hoje a água, líquida ou sólida, é sua maior companhia.
O sucesso do scotch whisky se deve em boa parte às dimensões gigantescas alcançadas pelo negócio em todo o mundo. Poucas marcas, como a Grant's, permaneceram empresas familiares. Campeões de venda, como a líder Johnnie Walker ou o vice J&B, pertencem a gigantes multinacionais.
Mas o sucesso não se deve apenas à força do marketing. O scotch tem atributos únicos entre os destilados. Além de sua personalidade, riqueza aromática e sabor particular, ele consegue ser diferente e único em cada marca, como os vinhos. E olhe que são cerca de 2.000 marcas: um universo inteiro de sabores a ser explorado.

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