São Paulo, segunda-feira, 15 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dupla foi formada em 1935

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

As vozes de Tonico e Tinoco pareciam tão sólidas, tão cimentadas uma na outra, que é difícil pensar na falta de uma delas (a de Tonico) e na falta delas na música caipira. Se é que a agônica música caipira poderá viver sem a dupla.
Os irmãos João Salvador Perez e José Perez formaram o cimento de uma tradição musical que surgiu com a primeira fábrica de discos paulista –a Columbia fundada em 1929– e os primeiros programas de rádio.
Eram a dupla mais antiga do país. Começaram em 1935. Mudaram-se para São Paulo em 1943. Em 1944, venceram um concurso no programa do radialista e produtor de discos Capitão Furtado na rádio Difusora.
A estréia em disco se deu no mesmo ano. Gravaram pela Continental (o novo nome da Columbia) o cateretê "Em Vez de me Agradecer" (Capitão Furtado-Jaime Martins-Aimoré).
A dupla lançou clássicos, como "Canoeiro"(Zé Carreiro), em 1944, "Chico Mineiro", em 1945, "Rei do Gado" (Teddy Vieira), em 1946, "Adeus Mariana" (Pedro Raimundo), em 1957.
A dupla deu credibilidade e espessura histórica ao gênero. O modo de cantar da dupla soava como um território mítico. Por 59 anos, carregaram na garganta uma paisagem desaparecida no início deste século.

Texto Anterior: Amigos cantam no velório de Tonico em SP
Próximo Texto: Exército do Rio apreende armas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.