São Paulo, segunda-feira, 15 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CET não consegue limpar placas

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde o começo do ano, a Prefeitura de São Paulo não consegue assinar contratos definitivos para a execução dos serviços de limpeza das placas de trânsito e sinalização horizontal (sinalização pintada no chão, como faixas de pedestres).
A informação é da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), empresa da prefeitura responsável pelo trânsito. A sinalização precária, como admite a CET, torna o trânsito mais perigoso.
Novos editais foram anunciados. Os serviços de pintura de faixas envolve cerca de R$ 12,6 milhões, suficentes para comprar 1.700 carros populares.
O contrato para serviço de limpeza de placas tem custo previsto de R$ 300 mil.
Segundo o presidente da CET, Gilberto Lehfeld, nada pode garantir que os contratos sejam assinados ainda este ano.
A explicação de Lehfeld é que a CET está "patinando" nas licitações. As empresas participantes apresentam recursos, atrasam as licitações e o serviço não é feito.
A cidade tem 240 mil placas de trânsito. O serviço de limpeza é tradicionalmente terceirizado, porque a prefeitura não tem caminhões equipados para o trabalho.
O problema é mais grave nas placas de orientação, que indicam a direção dos bairros e das regiões.
Por causa da sujeira, os motoristas não conseguem ler as placas e se perdem, atrapalham o trânsito e podem até causar acidentes.
Mais de 560 mil m2 de faixas de pedestres e faixas de ultrapassagens precisariam ser pintados. A prefeitura fez contratos de emergência e só vai conseguir executar os serviços em 78 2 mil.
A pintura, segundo a CET, está sendo feita apenas nas vias mais movimentadas. "Nas vias secundárias, o serviço não está sendo feito", diz Lehfeld.
As faixas são equipamentos de segurança importantes, porque orientam em que lugar da avenida o motorista deve se manter e onde parar em cruzamentos.
"Certamente essa situação contribui para deixar o trânsito mais perigoso, só não sei mensurar isso", diz Lehfeld.

Texto Anterior: 'Morango e Chocolate' vence em Gramado
Próximo Texto: Avenida terá 5 semáforos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.