São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 1994
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Corsa 1.4 pode virar 'popular'

Da Reportagem Locale da Sucursal de BrasíliaA General Motors propôs ao governo federal que o Corsa Wind com motor 1.4 pague alíquota de 3% de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).
A informação é do diretor de Assuntos Corporativos da General Motores, José Carlos Pinheiro Neto. Segundo ele, a proposta da montadora está sendo examinada pela Receita Federal.
Essa seria a fórmula encontrada para permitir que o carro "popular" da montadora, mesmo equipado com um motor mais potente, continue enquadrado no decreto que criou o carro "popular".
O decreto, de abril de 93, isenta do pagamento de IPI (alíquota é de 0,1%) automóveis com até mil cilindradas, os chamados "populares".
A GM alega que o protocolo assinado com o governo em março de 93, que definiu condições paraprodução do Corsa no país, já previa o motor 1.4 como opcional.
Nesse caso, o carro permaneceria isento da cobrança do imposto. Apenas o motor 1.4, que custa cerca de US$ 1.200, estaria sujeito a uma alíquota maior, de 25%.
Segundo Pinheiro Neto, a Receita Federal considera difícil a emissão de uma nota fiscal com duas alíquotas diferentes, uma para o carro (0,1%) e outra apenas para o motor (25%). Por isso surgiu a proposta de alíquota maior do IPI para carro com motor 1.4.
A GM ainda não sabe qual seria o preço do Corsa Wind 1.4. Pinheiro Neto diz que toda a redução de tributos "será repassada ao consumidor".
O vice-presidente da GM, André Beer, anunciou oficialmente ao presidente Itamar Franco os projetos futuros da empresa, entre os quais a instalação da terceira fábrica da empresa no Brasil.
André Beer não confirmou a cidade de Pouso Alegre (MG) como local para montar a nova unidade. Segundo ele, a decisão só será anunciada formalmente depois em outubro e este assunto não foi tratado na conversa de ontem com o presidente Itamar.
Ao retardar este anúncio, Beer disse que quer evitar explorações eleitorais, no Estado onde a fábrica será instalada.

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