São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermercados vendem menos

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os médios e grandes supermercados venderam até 20% menos no último sábado em relação ao final de semana anterior.
Mas essa queda não foi forte o suficiente para reverter o desempenho de agosto que supera o de julho na maior parte das redes.
A expectativa do setor é de fechar o mês com crescimento de 12% sobre julho.
"Vendemos 20% menos no último sábado em relação ao anterior", diz André Nassar, sócio da rede de supermercado Mambo, com 9 lojas em São Paulo. Mas o faturamento da primeira quinzena de agosto é 25% maior sobre as duas primeiras semanas de julho.
Na loja do Bon Marché, da Marginal Tietê, zona oeste, os negócios foram de 15% a 20% menores no final de semana, informa Adilson Pereira, gerente.
No último sábado, as vendas recuaram 6% no hipermercado Paes Mendonça da Penha, zona leste, sobre final de semana anterior.
Na comparação com o segundo final de semana de julho, no entanto, o Paes Mendonça registrou crescimento de 12%, segundo João Carlos Brás da Silva, gerente.
A explicação dos supermercadistas é que, depois de uma compra reforçada no início do mês, o consumidor ficou com menos dinheiro para gastar com alimento.
"O dinheiro foi direcionado para compra de presentes por ocasião do Dia dos Pais", diz Nassar.
Carne, refrigerante e cerveja foram os itens que tiveram maior saída no sábado.
Na contramão dos médios e grandes, os pequenos supermercados registraram alta de até 4% nas vendas no final de semana, segundo Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga, sindicato que reúne 35 mil pontos de venda de alimentos no Estado de São Paulo.
Segundo Tanaka, esse crescimento é resultado do maior movimento nas pequenas lojas.
Como a diferença de preços entre os grandes e pequenos supermercados ficou menor depois da troca de moeda, o consumidor está à procura de mais comodidade. Por isso, aumentou as compras de conveniência nas lojas de bairro.(MCh)

Texto Anterior: Piloto de Machline voava sem habilitação
Próximo Texto: Consumo nacional recupera nível de 91
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.