São Paulo, sábado, 20 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faltam meios de deter dumping

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo e a indústria não estão aparelhados para para conduzir as investigações contra as importações de produtos beneficiados com a prática de dumping.
A afirmação é do embaixador Roberto Abdenur, ministro interino das Relações Exteriores, feita ontem durante o Fórum de Comércio Exterior na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Segundo ele, no início do governo Collor foram desativados os instrumentos de comércio exterior que inibiam a importação de produtos que entram no mercado nacional com preço menor do que no país de origem.
Resultado: a falta de instrumentos para acompanhar os processos contra dumping fez o Brasil perder em 1993 no Gatt (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) uma causa particamente ganha, disse Abdenur.
A Fiesp anunciou, ontem, a criação de uma central que irá reunir todas as denúncias e informações sobre a prática de dumping em relação a indústria nacional.
Segundo Carlos Eduardo Moreira Ferreira, presidente da Fiesp, o objetivo é encaminhar para o governo as denúncias e identificar pelo nome as empresas do exterior que estão subsidiando as exportações.

Texto Anterior: Ricupero ameaça conter alta com 'choque tarifário'
Próximo Texto: Salários do BB dobram com Itamar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.