São Paulo, sábado, 20 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucanos armam 'operação despiste'

DENISE MADUENO; GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Tucanos armam'operação despiste'
A repercussão das declarações atribuídas a Gustavo Franco provocou uma operação "apaga incêndio" por parte parte comitê do candidato Fernando Henrique Cardoso (PSDB-PFL-PTB).
No início da noite, a agência "Free Press", do comitê de FHC, produziu um novo texto da entrevista, cortando as declarações mais polêmicas de Franco.
A operação mobilizou também a equipe econômica. Informado das declarações atribuídas a Franco, o presidente do BC, Pedro Malan, determinou à assessora da Fazenda Maria Clara do Prado que providenciasse uma nota de desmentido.
A nova versão para a entrevista de Franco foi enviada aos jornais às 20h30. Encabeçando o documento, a assessoria de FHC pediu que fosse desconsiderado o texto anterior por conter "erro de interpretação".
O segundo texto retira as afirmações do diretor do Banco Central de que Lula estaria planejando "alguma coisa à la Collor" caso seja eleito.
A nova versão elimina os trechos referentes à possibilidade de calote da dívida interna em um eventual governo Lula, com prejuízos para quem tem aplicações financeiras, como fundão e poupança e FGTS.
A cópia distribuída demonstra que as correções foram feitas às pressas. Embora corte respostas de Franco, permanece na nova versão uma pergunta referente ao suposto calote.
O novo texto foi distribuído para todos os jornais interessados e não apenas aos assinantes da "Agência Estado", como na primeira versão.
(Denise Madueno e Gustavo Patú)

Texto Anterior: PSDB repete tática de Collor e divulga que Lula dará um calote na poupança
Próximo Texto: AS SEMELHANÇAS ENTRE COLLOR E FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.