São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha esgota em quase todas as bancas

DA REPORTAGEM LOCAL, DAAGÊNCIA FOLHA E DAS SUCURSAIS

A edição da Folha de ontem, que trouxe o segundo fascículo do atlas Folha/"The New York Times" se esgotou nas bancas de praticamente todo o país até o final da tarde.
Com 1.419.591 exemplares, a Folha quebrou todos os recordes de tiragem na história de jornais e revistas do país.
Circularam 301.789 unidades a mais do que na edição do último domingo, quando foi distribuído de graça o primeiro fascículo e a capa dura do atlas.
Bancas de SP
Uma das bancas de São Paulo que recebeu maior número de exemplares, a Book News, no Terminal Rodoviário do Tietê (zona norte), vendeu 2.000 unidades entre a tarde de sábado e às 13h30 do domingo, quando se esgotaram os exemplares.
Bancas que trabalham 24 horas, como a Senzala (na praça Panamericana, em Pinheiros, zona oeste) e a Banca da Praça (praça Benedito Calixto, também em Pinheiros) tiveram seus exemplares esgotados durante a madrugada.
Na banca da Benedito Calixto, o jornaleiro Marco Aurélio Romero recebeu 524 exemplares às 16h30 de sábado. Às 2h da manhã tinham acabado. "O que vem, vende", disse. Na Senzala só era vendido um exemplar por cliente.
Outras cidades
Já às 8h30, a Folha estava praticamente esgotada em todas as bancas de jornais do Plano Piloto (área central) em Brasília.
Até às 10h, era possível encontrar o jornal apenas nas bancas da rodoviária e da 412 sul, onde foram entregues 450 exemplares. A banca já tinha feito reserva de 200 antecipadamente.
A procura pelo segundo fascículo do atlas foi grande, principalmente na zona sul do Rio de Janeiro, onde apenas uma banca, no Leblon, vendeu 700 exemplares.
"Se tivesse mais cem capas, venderia todas. Tem muita gente pedindo", disse o jornaleiro Carmelo Dileta, 47, em cuja banca foram vendidos 90 jornais em menos de uma hora.
A procura pela edição de ontem da Folha provocou discussões em algumas bancas em Salvador.
Na banca Plakafor Revistas, orla marítima, o proprietário Celso Antônio Lerbah teve que enfrentar a irritação de dezenas de clientes que ficaram sem o exemplar.
A procura pelo atlas da Folha provocou fila ontem de manhã nas bancas do bairro Savassi, um dos mais nobres de Belo Horizonte.
"Já tinha leitor esperando o atlas desde as 6h", diz Carlos Rocha, dono da banca do "Jacaré".
Ele disse que muitos leitores reservaram antecipadamente o jornal. "Só para os alunos do colégio Santo Antônio foram reservados 200 exemplares", disse.
Nas principais bancas de Recife e Olinda a Folha esgotou por volta do meio-dia.
Em Florianópolis (SC), havia filas desde cedo em frente aos locais de venda e às 9h30 não havia mais nenhum jornal para vender nas bancas do centro da cidade. Na banca Praça 15, os 250 exemplares da Folha foram reservados.
A estudante de direito Tatiana Lopes, 22, disse que acordou antes das 6h para comprar o exemplar do jornal em Bauru (interior de SP). "Para ter mais comodidade, decidi que nessa semana vou assinar a Folha e, assim, receber em casa os exemplares do atlas".
Próximo domingo
No próximo domingo, dia 28, o fascículo vai trazer mapas de países da Europa. O grau de detalhamento desses mapas não existe em nenhum dos atlas atualmente publicados no Brasil.
Entre outras informações, os mapas apresentam a localização de montanhas e suas altitudes, de parques nacionais, rios, baías, canais, cabos, enseadas, recifes, lagos, reservas de gás natural etc.

Texto Anterior: Para Delfim, programa é eleitoreiro
Próximo Texto: Leitores vão cedo às bancas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.