São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994
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Americano cria carro movido a ar

DA "NEW SCIENTIST"

Enquanto os fabricantes de automóvel tentam desenvolver baterias exóticas carros que não poluem, pesquisadores em Joplin (Missouri, EUA) estão testando um carro movido a ar comprimido.
"A maior parte do carro ainda não foi feita para consumo", diz Toby Butterfield, vice-presidente da Pneumacom, empresa que construiu o carro.
Segundo ele, tudo começou com um "Chevrolet Sprint" de 1988. Os pesquisadores removeram o tanque de gasolina, o motor e os sistemas de transmissão.
"Substituímos o tanque com três cilindros de ar", diz Butterfield. Os cilindros, envolvidos em fibra de vidro e de carbono, contêm ar comprimido a uma pressão 200 vezes maior que a atmosférica.
Um tubo liga o ar comprimido a dois motores. Cada motor movimenta uma das duas rodas da frente do carro.
O motor esquerdo tem dois cilindros. O ar entra no primeiro cilindro e se expande para movimentar o pistão. Depois escapa para uma câmara, de onde alimenta o segundo –e maior– cilindro.
Um segundo tubo leva o ar que sai do motor esquerdo ao primeiro cilindro do motor direito, que é ainda maior.
O ar sai então desse cilindro e segue para o segundo cilindro do motor direito. A pressão do ar que deixa o motor direito é apenas 25% maior que a atmosférica.
Os pistões põem em marcha uma engrenagem com 140 dentes, que movimenta outra de 20 dentes em cada roda da frente.
"Nesse protótipo, a razão de sete para um (entre o número de dentes) permite que o motor conduza o carro à velocidade máxima de cerca de 60 quilômetros por hora", diz Butterfield.
Em março a equipe testou o carro, batizado "Spirit of Joplin", por 12 horas através do trânsito da cidade. Só houve paradas para troca de motorista e para encher os tanques de ar. Um tanque dura cerca de duas horas e meia.
O ar comprimido vem de um "posto" da própria Pneumacom, um compressor alimentado por um motor de oito cilindros, alterado para usar gás natural e reduzir emissões de poluentes.
"Avalio que a produção de um veículo custaria cerca de US$ 10 mil", diz Miller.

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