São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pereira foge de armadilha ao substituir na 1ª etapa

MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 25/08/94

O lateral-esquerdo do Corinthians no empate no jogo de 21/08, contra o Grêmio, foi Elias e não Damiel, como informou incorretamente texto em alguns exemplares.
O Corinthians segue sem vitória no Campeonato Brasileiro. Ontem à tarde, no Morumbi, o time começou perdendo para o Grêmio, conseguiu virar para 2 a 1, mas cedeu o empate e não teve competência para recuperar a vantagem.
Ao final do jogo, a torcida vaiou a equipe, que obteve seu terceiro empate consecutivo na competição. Antes, empatara em 1 a 1 com o Criciúma e 1 a 1 com o Sport.
O time de Jair Pereira foi surpreendido no começo do jogo pelo Grêmio, que fazia marcação por pressão na saída de bola.
Além disso, a equipe gaúcha marcava individualmente os atacantes corintianos, deixando o zagueiro Agnaldo como líbero (jogador de defesa sem posição fixa).
Isso dificultava a armação de jogadas do Corinthians, sobretudo porque Boiadeiro, Souza e Viola estavam mal.
O Corinthians errava ao só atacar pela direita, com Marcelinho Carioca e Paulo Roberto. Mas o meia gremista Carlos Miguel ajudava na marcação por aquele setor, fechando o espaço.
Na primeira vez em que Marcelinho Carioca se deslocou para a ponta esquerda, o Corinthians criou uma boa chance. O jogador chutou cruzado do bico da área e a bola foi para fora, com perigo.
Aos 24min, o Grêmio abriu o placar. Luciano aproveitou bem uma cobrança de escanteio da ponta direita e, subindo sozinho entre os adversários, marcou de cabeça.
O gol desorientou ainda mais o Corinthians, que não conseguia burlar a marcação do Grêmio.
Aos 35min, Jair Pereira tirou Marcelinho Paulista e fez entrar o atacante Marques na ponta-esquerda. Com isso, o Corinthians ficou mais equilibrado.
Aos 40min, num contra-ataque puxado por Boiadeiro, o Corinthians empatou.
O meia tocou na entrada da área para Marcelinho Carioca, que acionou Marques na direita. De costas para o gol, ele alçou a bola para Viola, que marcou de cabeça.
O empate animou o Corinthians, que voltou melhor no segundo tempo. Aos 6min, Boiadeiro, da intermediária, chutou no canto direito, por cobertura, fazendo 2 a 1.
O Grêmio quase empatou aos 11min, quando o goleiro Ronaldo defendeu seguidamente dois chutes de Fabinho, de dentro da área.
O time gaúcho empatou aos 21min, com Agnaldo cobrando um pênalti de Gralak em Fabinho.
O gol de empate frustrou os planos de Jair Pereira, que acabara de colocar Wilson Mano em lugar de Souza, para garantir a vitória.
O Corinthians começou a atacar desarticuladamente, sem resultado. A melhor chance para o desempate foi aos 35min, quando Marques recebeu passe de Boiadeiro na área e chutou para fora.
No total da partida, o Corinthians finalizou 15 vezes a gol, das quais 7 certas e 8 erradas.
O percentual de erros nos passes chegou a 23% (87 erros em 379 passes), prejudicando o desempenho global da equipe.

Texto Anterior: Doohan vence e já é o campeão do mundo
Próximo Texto: O JOGO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.