São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A Lua pode ser vista durante o dia porque reflete a luz do Sol

KATHY WOLLARD

A Lua pode ser vista durante odia porque reflete a luz do Sol
Não vemos a Lua todos os dias, mas quando ela aparece é como se o céu do dia fosse frequentado por um visitante da noite. A Lua no período diurno, branca e pálida como uma nuvem contra o céu azul, é bonita mas parece fora de lugar.
Vamos começar do começo. Nem todos os objetos do espaço brilham pela mesma razão. O Sol é uma estrela e ele e todas as outras estrelas brilham porque os gases de que são feitas são quentes e brilhantes.
Luas e planetas, entretanto, brilham por refletirem a luz. No nosso sistema solar, a luz do Sol se irradia e atinge todos os nove planetas e suas dúzias de luas, criando um céu cheio de objetos com algum brilho, que rivalizam com as estrelas distantes.
Durante o dia, os céus da Terra são salpicados por estrelas e planetas, da mesma forma como durante a noite. Entretanto, o brilho do Sol, refletindo as moléculas de gases da atmosfera terrestre, esconde as estrelas e planetas de nossos olhos.
Entretanto, se você decolasse em um foguete a partir da sua casa em um meio dia ensolarado, e continuasse subindo e subindo até que o ar se tornasse realmente escasso, você veria as estrelas. Logo após a fina camada da atmosfera terrestre está a escuridão vazia quase ilimitada do espaço.
A Lua, porém, está tão perto de nós que sua luz refletida é muito mais brilhante do que a de estrelas distantes. É tão brilhante, na verdade, que podemos vê-la, palidamente, durante o período diurno.
Em algum período de cada mês a Lua nasce de manhã ou à tarde, então algumas vezes vemos uma lua crescente ou meia lua no céu diurno. Enquanto o mês vai passando, a Lua nasce cada vez mais tarde, até que ela surge durante ou após o pôr-do-sol. Aí podemos vê-la principalmente à noite.
Então, se a Lua aparece durante o dia, durante a noite ou em alguma combinação de ambos, depende da época do mês.

Copyright Los Angeles Times Syndicate.

Texto Anterior: Lugar onde nasceu: Florianópolis, Santa Catarina
Próximo Texto: Onde fica o edifício mais alto do mundo?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.