São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falar de e fazer sexo são coisas bem diferentes

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 16 anos e gosto muito do cara com quem namoro. Temos muita liberdade para falar de sexo e me sinto muito segura transando com ele. Só que, apesar de já termos transado muitas vezes, não consigo sentir prazer. Só consigo chegar ao orgasmo quando me masturbo. Isso é normal ou tem alguma coisa errada comigo?"

Nem sempre, bonitinha, liberdade para falar de sexo dá também liberdade para usufruir do prazer sexual. Claro que se o assunto não fosse liberado a barra ia ser mais pesada. Mas tem muita gente que fala de sexo mas não consegue sentir o prazer.
Liberdade para falar de sexo entre vocês significa que você pode contar para ele que não está conseguindo sentir prazer com ele mas consegue na masturbação? Isso é muito importante pois muitos casais falam de sexo apenas teoricamente mas não abrem o assunto das próprias intimidades.
E sabe por que? Porque acabam achando que sentir prazer é obrigação que não estão conseguindo cumprir e isso faz com que sintam-se diminuídos com o fato. Claro que sentir prazer é uma coisa que todo mundo quer. Mas que seja para usufruir esse prazer e não para fazer satisfazer a outra pessoa.
Se você consegue chegar ao orgasmo masturbando-se, sinal que nada de errado há com seu corpo, concorda? Se houvesse, você não chegaria ao orgasmo nem mesmo assim. Ponto para você.
Será que seu namorado sabe acariciar você para provocar a excitação? Você sabe. Mais um ponto. Mas você precisa ensinar isso para ele.
Muitos gatos costumam achar que a mulher sente prazer como eles. E agem com elas como se fosse iguais. Não são.
Muitos estudiosos do comportamento sexual humano acreditam que grande parte das mulheres que não sentem o prazer na transa carecem, na verdade, de um parceiro que esteja disposto a aprender com ela como fazer para que a excitação ocorra, aumente e chegue ao clímax, esse tão falado orgasmo.
Mas tem uma outra coisa também: algumas mulheres têm uma cuca que batalha contra o prazer sexual. É, a cuca faz cada coisa com a gente... E aí, não há parceiro ou carícia desta ou daquela forma que resolva a situação.
O que pode resolver? Cuidar da cuca, jacaré. Se for preciso, com a ajuda de algum profissional, como um psicólogo, por exemplo.

Se você tem dúvidas sobre sexo escreva para o Folhateen.

Texto Anterior: SÁBADO TEM PHILIPS MONSTERS OF ROCK; UM SUPERFESTIVAL DE GAMES; FOTOGRAFIA AVANÇADA; JETCOM É O TERMINAL DE COMUNICAÇÕES; "ANOS INCRÍVEIS"; TWIST! É A CASA PARA FESTAS; "UM MUNDO PERFEITO"; UMA FITA CASSETE EXCLUSIVA
Próximo Texto: Pílula bloqueia eixo hormonal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.