São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em debate, Lula chama FHC de 'chapa-branca'

DA REPORTAGEM LOCAL E DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que seu adversário Fernando Henrique Cardoso (PSDB) é o candidato "chapa-branca" e que está sendo favorecido por obras eleitoreiras do governo federal.
A afirmação foi feita ontem, no debate entre os presidenciáveis promovido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela Rede Manchete. FHC e Orestes Quércia (PMDB) não compareceram.
Lula acusou FHC ao responder pergunta do jornalista Teodomiro Braga, do "Jornal do Brasil", sobre quem seriam Ali Babá e os 40 ladrões mencionados no programa do horário eleitoral do PT. Lula mencionou indiretamente FHC e seus aliados na campanha eleitoral
Ao chegar ao Rio, Lula disse que compareceu à TV Manchete "em respeito à ABI". Para ele, as fórmulas para realização desses eventos devem ser "repensadas".
Nesse sentido, lamentou a data marcada para o debate, "no mesmo dia da final da Libertadores", numa referência ao jogo entre Vélez Sarsfield e São Paulo.
"Vamos competir com Cafu e a vontade do povo brasileiro, porque hoje (ontem) até os corintianos racionais vão torcer para o São Paulo ser campeão", afirmou. Lula se disse um "corintiano racional".
O jornalista Villas-Bôas Correa, que participou do programa da Manchete, também criticou as regras do debate, que disse serem "autoritárias", por imposição da assessoria dos candidatos.
No primeiro bloco do programa Lula foi o candidato preferido pelos jornalistas presentes. Em cada bloco, os candidatos só podiam receber duas perguntas. Murilo Melo Filho, da TV Manchete, tentou fazer uma terceira ao petista, no que foi impedido pelo mediador Carlos Chagas
Leonel Brizola (PDT) voltou a criticar os institutos de pesquisa ao responder pergunta de Melo Filho. Disse que não reconhece os resultados das pesquisas, que os institutos que as elaboram não são idôneos e para confirmar sua tese citou os números de Lula.
O ex-governador do Rio disse que o fato de o petista ter passado de cerca de 40%, patamar no qual se manteve por dois anos, para cerca de 20% em menos de dois meses, mostra que as pesquisas não seriam sérias.
Esperidião Amin (PPR) e o almirante Fortuna (PSC) foram inquiridos apenas por Chagas. As regras exigiam que o mediador fizesse perguntas aos candidatos ignorados em cada bloco do programa.
O debate começou às 22h40 de ontem e foi aberto pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho, presidente da ABI. Sobrinho disse que o objetivo do encontro era de esclarecimento jornalístico.

Texto Anterior: Obras
Próximo Texto: Lula decide reduzir poder de radicais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.