São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imago publica o livro em 95

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

"The Western Canon" (O Cânone Ocidental) vai ser lançado no Brasil pela Imago no primeiro semestre de 1995. A editora, no mesmo leilão, adquiriu também os direitos de publicar o próximo livro de Bloom –que ainda está em projeto, e só se sabe que seu tema será os anjos.
A mesma Imago publicou em 1992 "A Angústia da Influência", primeira das polêmicas levantadas por Bloom (leia texto ao lado). Bloom disse à Folha que "The Western Canon" tem ligação evidente com as idéias de "A Angústia da Influência".
"A lista obviamente espelha a tradição literária como a estudei: uma sucessão de influências, consciente ou inconscientemente atuando sobre cada poeta", resumiu.
Segundo a teoria poética de Bloom, poetas "fortes" são os que resistem às influências e conseguem reelaborá-las de maneira particular.
Na lista de "The Western Canon" –que reúne quase 2.000 títulos e ocupa 60 páginas do livro a ser publicado pela Harcourt Brace–, segundo Bloom, há vários escritores "fortes" (categoria reservada a nomes como Platão, Shakespeare, Dante, Cervantes), mas nem todos o são.
O critério de Bloom foi a faculdade de o livro ser lido depois de sua época, de merecer releitura e ultrapassar o interesse circunstancial. Bloom confessa, entretanto, que teve de fazer um pouco de "profecia cultural" para selecionar os contemporâneos da lista, profecia que julga intrinsecamente sem sentido. Nesse ponto é que a maioria dos detratores da lista estão se detendo.
Há outros. A lista do cânone norte-americano do século 20, publicada pela revista "Esquire" de setembro, por exemplo, reforça alguns nomes que não têm recebido da crítica o mesmo peso. Um deles é Philip Roth, autor de "Operação Shylock", incluído com seis títulos –honra só superada por alguns como William Faulkner (oito).
E resta uma pergunta: fazer uma lista de livros de "alta cultura" não é um ato bem ao gosto da "média cultura" atual?
(DP)

Texto Anterior: Polêmica marca carreira do autor
Próximo Texto: ALGUNS ESCRITORES OMITIDOS NA LISTA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.