São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Anistia, país viola direitos humanos

MONICA HUMMEL
ESPECIAL PARA A FOLHA

Nos últimos anos, agravaram-se os problemas econômicos e sociais de Cuba devido às mudanças políticas globais que todas as nações em desenvolvimento experimentaram. Com o fim da guerra fria, o centro das preocupações internacionais se localiza agora na questão econômica.
Mas em Cuba são frequentes ainda detenções de pessoas acusadas de "propaganda inimiga" (contra a revolução), "desacato" e "associação ilícita". Muitas prisões ocorrem nos chamados "incidentes contra-revolucionários", a partir dos quais as forças de segurança iniciam um processo arbitrário e injusto.
As violações vão da intimidação política até maus tratos, tortura e execuções extrajudiciais. As vítimas são membros de grupos políticos, sindicalistas, religiosos, militantes de direitos humanos.
A dissidência política é cada vez mais combatida. Em 91, foram criados os Destacamentos Populares de Resposta Rápida para intimidar e perseguir pacifistas.
Denúncias apontam para mortes em consequência de maus tratos, negligência médica e fome. A deteriorização cresceu devido à crise econômica. É grande a escassez de alimentos, medicamentos e produtos de primeira necessidade.
Centenas de pessoas deixam ilegalmente o país, seguindo a rota dos EUA e de outros países vizinhos, já que não conseguem obter a devida autorização. Impossível afirmar quantos morrem pelos ataques da guarda costeira ou pela fragilidade dos recursos usados.
Para completar o exemplar processo arbitrário, Cuba mantém a pena de morte. Dois homens foram executados até o começo do ano e mais seis apelaram contra a sentença dada.

MONICA SYDOW HUMMEL, 34, é diretora de Campanhas da Seção Brasileira da Anistia Internacional e foi presidente da entidade.

Texto Anterior: No turismo de Cuba a 'ditadura' é do sol
Próximo Texto: Não falta imagem para fotógrafo em Cuba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.