São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cursos ensinam língua e modo de vida

ANDRÉA DANTAS
DA ENVIADA ESPECIAL AO JAPÃO

O Eurocentres oferece cursos de japonês na bela cidade de Kanazawa, tanto para iniciantes quanto para aqueles com conhecimento avançado da língua. Um convênio com a prefeitura permite a hospedagem em casas de família.
Os cursos têm quatro semanas de duração. É preciso saber inglês. São quatro aulas por dia, de segunda à sexta, das 9h às 13h.
As classes não têm mais do que dez alunos, o que possibilita grande aproveitamento, mas exige atenção redobrada por parte dos estudantes.
Depois de um mês de aulas, com brincadeiras e muitas lições de casa, um iniciante aplicado estará apto a falar e entender de forma modesta o básico. Mas nada de leituras.
Para os que desejam conhecer mais sobre o modo de vida japonês, o Eurocentres organiza um programa especial à tarde, dirigido para assuntos como "ikebana" (arranjos florais), prática zen, "sadô" (cerimônia do chá), culinária e visitas a locais históricos.
"O Japão é muito especial e para captar sua alma é preciso conhecer um pouco a língua, prestar atenção nos detalhes e conviver com os japoneses", ensina o norte-americano Walt Magnus, 61, que passou um mês em Kanazawa e já participou de cursos do Eurocentres em vários países.
Há ainda aula de caligrafia, através da qual, segundo os japoneses, é possível ver todas as cores no preto. Ou elaborar uma obra de arte, "trabalhar" sua vida espiritual e mostrar seu verdadeiro eu. Quer saber como? É melhor começar a arrumar as malas.
O próximo curso começa no dia 26 de setembro. Depois, a temporada 95 recomeça em abril. Custa US$ 2.760 (sem passagem aérea), com hospedagem em casa de família (quarto individual), café da manhã e uma refeição.
O maior representante do Eurocentres no Brasil é o STB-Student Travel Bureau. Fica na rua Estados Unidos, 153, tel.: (011) 887-4242.

Texto Anterior: JAPÃO
Próximo Texto: Saiba quanto custa estudar no Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.