São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seca atrasa preparo do solo para milho

DA REPORTAGEM LOCAL

Estiagem de mais de 40 dias no Centro-Sul e o atraso na liberação de recursos para o plantio estão atrasando o início do preparo do solo na lavoura de milho.
"Às vésperas do plantio, os agricultores ainda não iniciaram o preparo do solo", diz José Roberto Gomes, da Cocamar (cooperativa do PR).
"No Sul e Sudeste o preparo do solo está parado", confirma Aldemar Tavares, técnico da Companhia Nacional de Abastecimento.
Luiz Antônio Pinazza, da Agroceres, diz que não há um grande aquecimento na procura por sementes, mas a informação é de que os agricultores estão comprando. A Agroceres tem 40% do mercado de sementes de milho.
Também não é possível estimar, ainda, qual será a área da cultura na próxima safra. Mesmo com o atraso no preparo do solo, a previsão é de crescimento de área.
"Além de ser plantado para fazer a rotação de cultura, o milho deve avançar nas áreas de soja", diz Trajano Soares, corretor de cereais no interior de São Paulo.
A soja, diz Soares, enfrenta queda de preço no mercado internacional. Além disto, a grande inadimplência registrada no mercado de "soja verde" este ano também diminuiu os recursos para o plantio do grão.
Na safra 93/94, foram plantados 12,4 milhões de ha de milho, além dos 1,48 milhão de ha de milho safrinha (plantado entre fevereiro e abril para aproveitar a terra).
"A liberação dos recursos atrasou e o agricultor ainda teme a TR, que corrige o crédito rural", diz Tavares, da Conab.
O Conselho Monetário Nacional aprovou, há uma semana, o plano de safra do governo. A previsão é que os recursos estejam disponíveis nos bancos esta semana.
Gomes, da Cocamar, estima que o plantio de milho pode crescer 5% nesta safra.

Texto Anterior: São Paulo abre a temporada das flores
Próximo Texto: Setor de máquinas e leite vão à Expoagro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.