São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC diz que discorda de Hélio Jaguaribe

DA REPROTAGEM LOCAL E DA AGÊNCIA FOLHA

Fernando Henrique Cardoso disse ontem que seu partido não apóia a proposta de Hélio Jaguaribe de "acabar" com o índio até o ano 2000. "O fato de ele ser do meu partido não implica que o partido apóie", disse.
Segundo FHC, Jaguaribe está afastado dos quadros do PSDB desde que aceitou ocupar um ministério do governo Fernando Collor (Ciência e Tecnologia).
FHC disse que seu programa de governo vai defender a demarcação das terras indígenas. "Achamos que é muito importante a preservação das terras e da cultura indígena", afirmou.
As declarações de Jaguaribe foram criticadas ontem pelo Instituto Sócio-Ambiental, pelo Conselho Indigenista Missionário, e pelo bispo de Boa Vista (RR), d. Aldo Mongiano.
O sociólogo afirmou, em palestra no Quartel General do Exército, em Brasília, que os índios deveriam ser integrados à sociedade mediante escolarização, e não "congelados" em seu estado primário.

Texto Anterior: Para Betinho, Itamar pode agravar a fome
Próximo Texto: A caminho da ponte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.