São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE investiga apoio da máquina a FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O corregedor-geral eleitoral, Flaquer Scartezzini, abriu inquérito para investigar o uso da máquina do governo em favor da candidatura de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
A investigação havia sido pedida na semana passada pelo procurador-geral da República, Aristides Junqueira. FHC, seu vice Marco Maciel e a coligação PSDB-PFL-PTB têm cinco dias para se defender. Os candidatos podem se tornar inelegíveis.
Scartezzini também determinou a notificação da Folha para que em cinco dias entregue à Justiça os três bilhetes nos quais o ministro Alexis Stepanenko confirma o uso eleitoral da máquina .
A existência dos bilhetes foi revelada em reportagens da Folha. Num deles, o ministro das Minas e Energia determina a assessores que a hidrelétrica de Xingó seja inaugurada antes das eleições.
Stepanenko e Aluízio Alves, da Integração Regional, são os dois ministros suspeitos de atuarem em favor da campanha de FHC. Ambos já enviaram explicações ao corregedor.
O ministro Stepanenko reconhece apenas a autoria de um bilhete, com sua assinatura. Diz que os outros não valem como prova.'
Mesmo assim, Stepanenko admite que tem exigido pressa de seus auxiliares, "tendo o processo eleitoral como um marco, pois após a eleição as atenções dos servidores e do país voltam-se para o governo eleito".
A Polícia Federal poderá ser acionada pela Corregedoria para verificar, em exame grafotécnico, se é mesmo do ministro a letra que aparece nos bilheres.
Aluízio Alves foi incluído na investigação por ter feito declarações admitindo que a obra de transposição do rio São Francisco poderia gerar dividendos eleitorais.

Texto Anterior: Santos quer continuar o Plano Real
Próximo Texto: Pelé elogia Plano Real e anuncia apoio a Tuma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.