São Paulo, sexta-feira, 2 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aventura em balão sobrevoa o interior

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem quiser fazer um vôo panorâmico num balão tem que se preparar para gastar pelo menos R$ 100,00. O preço é individual e corresponde a um passeio de cerca de uma hora, com sorte.
"Depende muito do vento. Às vezes, o vôo pode levar 1 hora e 15 minutos, às vezes só 30 minutos", diz Salvator Lincco Haim, 48, ex-presidente da Associação Brasileira de Balonismo.
O vento é mesmo a condicional para se fazer um bom passeio. Os melhores horários do dia para os vôos, segundo os balonistas, são 6h e 16h. O ideal é que não esteja ventando muito ou haja ausência de vento. Com chuva, nem pensar.
Há poucas equipes que promovem vôos de balão hoje em São Paulo. A Associação Brasileira de Balonismo reconhece apenas duas: "Ballon" e "Clube Americano de Balonismo".
As duas têm pilotos regularmente habilitados com brevê e também fazem cursos de balonismo.
As equipes promovem suas aventuras em cidades do interior porque é proibido voar na capital. As preferidas ficam a cerca de cem quilômetros de São Paulo, como Sumaré, Americana, Boituva e Piracicaba.
A negociação funciona da seguinte maneira:
a) combina-se dia e hora do vôo por telefone ou pessoalmente, na capital;
b) o "cliente-aventureiro" providencia, por conta própria, seu transporte até a cidade onde acontecerá o vôo;
c) cada balão pode ter capacidade para duas ou quatro pessoas. Se o grupo for maior, negocia-se o vôo simultâneo de vários balões;
d) a decolagem normalmente acontece no aeroporto ou aeroclube da cidade;
e) uma equipe de resgate acompanha o balão por terra e leva a tripulação de volta à partida.
É bom ressaltar que, dependendo das condições meteorológicas, o vôo pode ser cancelado. Nesse caso, nova data é marcada.
As equipes só promovem vôos nos finais de semana. "O esporte é muito caro e os vôos panorâmicos servem para que o balonista consiga recuperar o custo do equipamento", diz Haim.

Texto Anterior: Projeto fica pronto em quatro meses
Próximo Texto: Furo não impede pouso tranquilo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.