São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tarcísio Filho dá o tom certo

MARCELO DE SOUZA
DA REPORTAGEM LOCAL

\<FT:"MS Sans Serif",SN\>Ana Ottoni/Folha Imagem
Legenda Foto: \<FT:"MS Sans Serif",SN\>O ator Tarcísio Filho, 30, nos estúdios de "Éramos Seis", no SBT, em São Paulo
Vinheta/Chapéu: \<FT:"MS Sans Serif",SN\>CAPA
Assuntos Principais: NOVELA
As semelhanças são impressionantes. Tarcísio Filho, 30, tem a mesma cara, a mesma voz e os mesmos trejeitos de galã do pai, o ator Tarcísio Meira, 58.
Só que, enquanto Tarcísio-pai reafirma-se como um dos mais talentosos da TV em "Pátria Minha", na Globo, Tarcísio-filho dá seus primeiros passos para se estabelecer como ator.
Como o rebelde Alfredo de "Éramos Seis", no SBT, tem conseguido bons resultados e afastou de vez a má impressão que deixou sua última performance, em "Renascer", na Globo.
Na época da novela, uma pesquisa feita pelo Datafolha revelava que Tarcisinho era um dos atores menos apreciados pelo público. Seu personagem, José Bento, era odiado e os entrevistados apontavam o mau desempenho do ator como o principal motivo.
"Meu personagem era fuinha para mostrar que o bom era seu irmão João Pedro (Marcos Palmeira)", diz. "Talvez o espectador tenha confundido isto com má interpretação."
Especulações à parte, o fato é que sua atuação em "Éramos Seis" dá um banho em sua última experiência global. O próprio Tarcisinho admite que está mais seguro agora.
"O José Bento me deu chances para criar um personagem mais solto. Sem ele não conseguiria compor um papel com as características do Alfredo", analisa.
A carreira de Tarcisinho, aliás, tem uma recorrência curiosa: toda vez que ele deixa a Globo, ganha novo fôlego. Está sendo assim em "Éramos Seis"; já foi assim em 1991, quando deixou a Globo para trabalhar em "Kananga do Japão", na Manchete.
Na época, largou um confuso papel em "Bebê a Bordo" para viver, com competência, o comunista Mário, em "Kananga".
Sua primeira participação como ator também ocorreu depois que deixou os domínios da Globo. Foi em 1985, quando abandonou as pequenas figurações nas novelas dos pais e foi fazer o remake de "Antônio Maria", na Manchete.
Parece que, inconscientemente, ao fugir da Globo Tarcisinho fugia do espectro de Tarcísio Meira e Glória Menezes.
Influenciado pelos pais na decisão da carreira, obviamente que Tarcisinho foi. Desde criança, "gordinho e invocado", acostumou-se àquela vida de roteiros e gravações.
"Mas depois de um tempo cada um deve procurar suas próprias referências. Acho que estou fazendo isto", diz ele. E contesta: "Minhas saídas da Globo foram casualidade. Não tem nada a ver com meus pais."

Texto Anterior: Vingança de mulheres é mote de nova novela global das sete
Próximo Texto: Final será diferente do livro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.