São Paulo, segunda-feira, 5 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Sem bússola; Horário nobre; Lado a lado; Malabarismo; Pé na tábua; Outra idéia; Não leu; Sessão especial; Carona; Linha direta

Sem bússola
A cúpula do PSDB já considera remota a possibilidade de FHC vencer no 1º turno. Os tucanos acham que o caso Ricupero terá na campanha da aliança PSDB-PFL o mesmo efeito que teve no PT o episódio com Bisol: desorientação.

Horário nobre
Apesar da mudança de perspectiva dos tucanos em relação à vitória de FHC logo no 1º turno, o governo mostra que ainda não desistiu de buscá-la. Vai apostar na capacidade de Ciro Gomes de fazer marketing em torno do real.

Lado a lado
Em setores do governo e do PSDB a escolha de Ciro Gomes foi recebida com reservas. A avaliação é que a indicação expõe a ligação entre o Executivo e a candidatura FHC, coisa que, até agora, acontecia menos com Ricupero.

Malabarismo
Ainda tentando se recuperar do terremoto, o comando tucano traçava ontem sua estratégia: fazer força para pintar o episódio como um erro pessoal de Ricupero, que já está pagando o preço. E sustentar que FHC nada tem com isso.

Pé na tábua
A prioridade do Planalto, ontem, era resolver de imediato o nome do novo ministro da Fazenda. Uma das razões era a preocupação com os reflexos no mercado financeiro de uma possível demora em indicar o sucessor de Ricupero.

Outra idéia
FHC teria preferido um nome da equipe econômica para a Fazenda. Mas Itamar quis um político considerado bom comunicador. Sua função será a de manter a pregação do real, justamente o que acabou enrolando Ricupero.

Não leu
Trechos da "Regra de São Bento", normas escritas por volta do ano 500 e que devem ser seguidas por membros da ordem beneditina, à qual Ricupero é ligado: "não gostar de falar muito", "não ser murmurador", "fugir à vaidade".

Sessão especial
O vice-procurador eleitoral, Antônio Fernando Barros, espera ter hoje a fita com a fala de Ricupero. O passo seguinte será pedir a notificação do ex-ministro para que deponha no inquérito sobre uso da máquina do governo pró-FHC.

Carona
De olho na eleição paulista, Fleury aproveita o caso Ricupero. "O ministro foi envolvido pelos politiqueiros do PSDB", diz. "A parabólica mostrou a verdadeira face deles". O PMDB torce para que Mário Covas seja afetado.

Linha direta
Novo ministro da Fazenda, Ciro Gomes é o tucano mais próximo ao governador ACM (PFL). Os dois conversam constantemente.

Próximo Texto: Segredo do ofício
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.