São Paulo, segunda-feira, 5 de setembro de 1994
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Uma boa franquia que não dá lucro

<FT:"MS SANS SERIF",SN>MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

Uma boa franquia que não dá lucro
MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Tempos atrás, nosso grande amigo e guru Peter Rodenbeck, presidente do McDonald's no Rio e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, nos ligou perguntando o que achávamos de uma idéia que não lhe saía da cabeça: franquear a Vila Serena, da qual é um dos diretores.
Par quem não sabe, Vila Serena é uma entidade sem fins lucrativos, especializada no tratamento e prevenção de "dependência química".
Leia-se alcoolismo e dependência de drogas.
A Vila foi fundada com o apoio de empresas como o McDonald's Rio, Johnson & Johnson, Citibank e Caterpilar.
Essas empresas nunca doaram dinheiro para a Vila, mas incentivaram seu diretores e executivos a trabalhar ali como voluntários, cuidando de todos os aspectos contábeis, trabalhistas, administrativos e, principalmente, de marketing.
É isso mesmo, rapaziada: marketing num negócio sem fins lucrativos. Mas que precisa de grana para sobreviver e prestar um bom serviço à comunidade.
Apesar de ter nascido com o objetivo de desenvolver programas para empresas cujos funcionários tenham problemas com alcoolismo e dependência de outras drogas, durante muito tempo a Vila sobreviveu basicamente do tratamento de pacientes particulares.
Primeiro apenas no Rio de Janeiro. Depois também em São Paulo, onde sua diretoria decidiu abrir uma "filial".
Estar presente em São Paulo e Rio não basta. E a diretoria se viu numa "sinuca de bico": como prestar serviços em outras cidades, sem perder a qualidade?
Foi então que Rodenbeck teve a idéia de usar o franchising. Achamos que a idéia era não só viável, mas genial. Nós mesmos estávamos, naquela altura, tentando convencer o pessoal do Centrinho de Bauru (um hospital ligado à USP, especializado no atendimento gratuito de pacientes com lábio leporino e outras deformações da face) a partir para algo do gênero e dissemos ao Peter que sua idéia tinha tudo para dar certo.
Mas a cosia não foi fácil. Houve muita resistência dentro da própria entidade. Além disso, uma dúvida de vários profissionais ligados ao franchising era: será que haveria alguém interessado em ser franqueado de um negócio onde não se ganha dinheiro mas se lucra apenas a satisfação de fazer o bem?
De qualquer forma, o pessoal do McDonald's, com a ajuda de outros profissionais do ramo, deu início à elaboração dos manuais, programas de treinamento, modelos de contratos e sistema de seleção de franqueados.
E há interessados? Mesmo antes da entidade fazer qualquer tipo de divulgação pública, já há mais de 15 grupos espalhados por todo o país disputando o privilégio de ser os primeiros a abrir uma Vila Serena franqueada.
Segundo Peter Rodenbeck, pelo menos duas franquias deverão estar funcionando até o final do ano. Isto sem contar as unidades-piloto de São Paulo e Rio. Informações: (011) 529-4965 e 520-2430.

Marcelo Cherto e Marcus Rizzo são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da FGV e da Franchising University e autores de vários livros sobre o tema.

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