São Paulo, segunda-feira, 5 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

QUAL É O MAIOR DOS RÉPTEIS MARINHOS?

BILL PITZER

Mesmo que não comam praticamente outra coisa que medusas, as tartarugas-de-couro chegam a medir quase 1,8 metro de comprimento e podem pesar até uma tonelada. Estas tartarugas, os maiores répteis marinhos do mundo, carecem de uma autêntica carcaça e são protegidas por sete camadas de cartilagem cobertas por uma pele suave.
Como todas as tartarugas marinhas, as tartarugas-de-couro nadam até a costa para depositar seus ovos. Os filhotes saem da casca e imediatamente se dirigem ao mar e começam a nadar. Todas as espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas ou em perigo de extinção, mas pode-se encontrar pequenas populações de tartarugas-de-couro em diferentes partes dos oceanos Pacífico e Atlântico já que percorrem grandes distâncias em busca de comida. Algumas chegam a vagar por zonas situadas a cerca de 3.200 quilômetros ao norte das praias tropicais onde nasceram.
As tartarugas-de-couro nadam em grandes profundidades –até 900 metros abaixo da superfície do mar. Estas criaturas de sangue frio podem sobreviver na água em temperaturas extremas devido a uma característica especial de seu sistema circulatório: são capazes de regular o fluxo sanguíneo em sua pele e em suas barbatanas fim de conservar ou gastar o calor corporal.
Tartarugas-de-couro
Dermochelys coriacea
Tartaruga adulta
Medusas
Saída da casca
Habitat: O oceano. As tartarugas-de-couro vivem no mar, exceto quando necessitam aninhar. Para isso usam praias desertas.
Ovos: Entre 30 e 104 por ninho, dependendo do lugar.
Zona em que vivem as tartarugas-de-couro
América do Norte
América do Sul
Oceano Atlântico
Europa
Ásia
África
Oceano Índico
Austrália
Oceano Pacífico

Texto Anterior: A risada é a linguagem mais universal dos seres humanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.