São Paulo, segunda-feira, 5 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marketing e seguro engatinham

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

A museologia pública brasileira não conhece ainda a expressão mágica do fim-de-século: "marketing cultural".
O caso de São Paulo mais uma vez é exemplar. Começa pela simples inserção visual do museu na cidade. A Pinacoteca do Estado, por exemplo, até há pouco quase ninguém sabia que era "aquele prédio antigo ao lado da estação da Luz", na avenida Tiradentes.
"Depois que começamos a usar bandeiras coloridas lá fora para divulgar as exposições, o público aumentou consideravelmente", diz o diretor do Departamento de Museus e Arquivos (Dema) da Secretaria da Cultura do Estado, Carlos Perrone.
O mesmo não acontece com o Museu de Arte Sacra, do outro lado da avenida –e com sua coleção preciosa de barroco brasileiro. De alguns mal se sabe a existência: quem já foi à Galeria das Moedas, na avenida Paulista, ou já ouviu falar da Casa Guilherme de Almeida, na rua Macapá?
Seguro
Outra defasagem da administração pública da cultura brasileira é sua legislação sobre seguro de arte. O presidente da agência de publicidade McCann-Erickson do Brasil, o dinamarquês Jens Olesen, que realiza exposições de arte pelo mundo inteiro, disse à Folha que esse é o grande empecilho quando se quer trazer exposições para cá.
O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, não revê as leis sobre seguro de arte no Brasil desde 1978. A informação foi dada à Folha pelo especialista Horácio d'Almeida e Silva, da Santos Seguradora.
Um exemplo de atraso citado pelo especialista é que, pela legislação brasileira, o seguro de arte não cobre negligências –como o ar-condicionado do local onde está a obra ser desligado.
"Em termos de leis de seguro de arte no país, vamos ter de recomeçar do zero", diz. (DP)

Texto Anterior: Poder prefere criar a conservar museus
Próximo Texto: Municipalização não inclui SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.