São Paulo, segunda-feira, 5 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Visita do papa à Bósnia é incerta

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Visita do papa a Bósnia é incerta
Sérvios dizem não garantir segurança em Sarajevo para ida de João Paulo 2º á cidade na quinta-feira
O enviado especial do Vaticano a Sarajevo, Monsenhor Francesco Monterisi, disse ontem que a ida do papa à cidade, prevista para quinta-feira, é ainda incerta.
"A decisão final ainda não foi tomada. Gostaria de confirmar (a visita), mas teremos que rezar, disse Monterisi.
A declaração foi feita durante sermão em uma missa assistida ontem por cerca de 500 pessoas na catedral de Sarajevo.
Monterisi se encontrou ontem com o líder sérvio Radovan Karadzic, que voltou a dizer que não garante a segurança durante visita.
Segundo Karadzic, os muçulmanos podem efetuar um ataque contra João Paulo 2º com o objetivo de botar a culpa nos sérvios.
Os sérvios acusam o Vaticano de apoiar os croatas no conflito da ex-Iugoslávia. O papa afirmou que quer visitar a cidade, desde que não haja risco para a população.
Um porta-voz militar da ONU disse ontem que }a tensão e os incidentes aumentaram significativamente nas últimas 24 horas.
Franco-atiradores dispararam ontem contra soldados da ONU que faziam segurança perto de um ginásio de patinação onde o papa planeja celebrar missa.
Durante o fim-de-semana, foram registrados tiroteios no aeroporto de Sarajevo, local previsto para a chegada e partida do papa.
Uma decisão sobre a viagem do papa a Sarajevo só deve ser anunciada na quarta-feira, mas sua visita a Zagreb, Croácia, está confirmada para sexta e sábado.
A Cruz Vermelha denunciou ontem que 800 muçulmanos foram retirados de território sérvio e levados para área controlada pelo governo bósnio.
O grupo foi roubado pelos sérivos e os homens jovens levados para uma localidade ignorada
.

Próximo Texto: Cairo negocia plano para controle da população
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.