São Paulo, quarta-feira, 7 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Dilema; No córner; Paciência no fim; Desejo confesso; Tiro no pé; Inimigo selecionado; Elogios a rodo; Saída preparada

Dilema
No Planalto, avaliava-se ontem que, do ponto de vista administrativo, o ministro Stepanenko deveria ser demitido já por seus bilhetinhos pró-FHC. Mas há temor de um novo trauma político apenas dias depois da bomba Ricupero.

No córner
Para agravar a enrascada do Planalto, Ciro disse que os bilhetes de Stepanenko pedindo prioridade para obras que ajudariam eleitoralmente FHC foram "uso da máquina". Ou Itamar desautoriza o novo ministro ou demite Stepanenko.

Paciência no fim
A revelação de mais um bilhete de Stepanenko vinculando o governo à candidatura de FHC tirou Itamar do sério. No gabinete presidencial, o nome do ministro foi citado várias vezes, sempre acompanhado de adjetivos desabonadores.

Desejo confesso
O governo, que previa o fim dos problemas com a viagem de Stepanenko à Ásia, teme agora as bombas de efeito retardado deixadas pelo ministro. A brincadeira no Planalto é que Itamar o nomeará adido comercial em Pequim.

Tiro no pé
Beni Veras quis defender o IBGE, colocado sob suspeição por Ricupero, e acabou irritando o Planalto e o comitê de FHC. A nota divulgada pelo ministro referendando o cálculo do IPC-r foi tachada de "antipropaganda".

Inimigo selecionado
Ao dizer que convocará Lula para uma conversa sobre o uso da máquina pública nas eleições, Ciro foi perguntado se dará esta chance também a Quércia. Disse "não": "Esta conversa pressupõe que os candidatos tenham boa fé".

Elogios a rodo
Ciro diz que é "fofoca" falar em problemas entre ele e tucanos paulistas. Afirma ter "identidade" com FHC, "admiração" por Covas, "afinidade" com Serra e chama Montoro de "figura adorável". É nova a safra de adjetivos.

Saída preparada
Líderes do PMDB acham que Itamar escolheu Ciro para a Fazenda já pensando no futuro: se o real continuar bem, o presidente dirá que fez o plano; se fracassar, poderá dizer que os tucanos não tiveram competência para tocá-lo.

Próximo Texto: Jogada arriscada; Tudo ou nada; Descalibrado; Revoada de tucanos; Tudo bem; Figurino encomendado; Troco; Estatal X privado; Sindicalismo bilíngue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.