São Paulo, quarta-feira, 7 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alteração de alíquotas deve sair até 6ª

VIVALDO DE SOUSA; LILIANA LAVORATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo deve antecipar o anúncio de medidas na área econômica para minimizar no noticiário as repercussões das afirmações feitas na semana passada por Rubens Ricupero, demissionário do Ministério da Fazenda.
A estratégia do governo é anunciar o mais rápido possível mudanças no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre as aplicações, redução do Imposto de Importação e incentivos aos exportadores.
Todas essas medidas já vinham sendo estudadas. Depois de reunião com o novo ministro da Fazenda, Ciro Gomes, foi acertada a estratégia de tentar antecipar a divulgação.
Com isso, seriam criados fatos novos e minimizados os efeitos das declarações de Ricupero. A Folha apurou que as medidas devem ser anunciadas até a próxima sexta-feira. Até ontem à noite faltava apenas a definição das novas alíquotas do IOF.
O BC queria reduzir a carga tributária proposta pela Receita, que se preocupou em neutralizar eventuais ganhos dos investidores com aplicações na virada do mês.
O ganho ocorre porque hoje a Ufir é corrigida mensalmente. Como o IR é calculado com base no rendimento que superar a variação da Ufir, os investidores pagam menos imposto se sacarem os recursos após a atualização da Ufir.
A redução do Imposto de Importação deve ser feita com base nas tarifas acertadas no âmbito do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul) e que está limitada a, no máximo, 20%.
Deve abranger entre 1.500 e 2.000 produtos. Deve incluir, por exemplo, aparelhos de som.
Cartas
O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, enviou ontem carta ao ministro demissionário da Fazenda, Rubens Ricupero, lamentando o episódio que resultou em sua demissão. "Parece que há algo de demônio nas entranhas do poder", escreveu.
Ricupero recebeu ainda uma carta de solidariedade de todos os integrantes da equipe econômica. Assinada por 23 integrantes da equipe, a carta condena "as tentativas espúrias de exploração de um momento de fraqueza a que qualquer ser humano está sujeito".

Texto Anterior: Liminar obriga MTV a tirar desenho do ar
Próximo Texto: Servidor da Justiça reivindica isonomia; Químicos querem reajuste de 130,21%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.