São Paulo, quarta-feira, 7 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro quer punir empresário que boicotar Plano Real

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O novo ministro da Fazenda, Ciro Gomes, disse ontem em Fortaleza que vai punir "dura e prontamente" os empresários que boicotarem o Plano Real.
Questionado sobre a afirmação do ministro demissionário Rubens Ricupero de que existem empresários bandidos, Ciro disse que há dois tipos de empresários no país.
"Há empresários patrióticos e que merecem nosso respeito. E há os que não merecem o respeito de ninguém. São os que sonegam impostos, os que aumentam os preços abusivamente", disse.
Ciro disse que sentiu sua estrela brilhando quando foi anunciado o índice da inflação da Fipe de 1,95% para o mês de agosto no mesmo dia em que foi indicado para ministro da Fazenda.
"O índice da Fipe é a inflação verdadeira no mês de agosto sem a contaminação dos preços da virada do cruzeiro real para o real", disse. Ciro afirmou que não pretende revogar o IPC-r como índice aferidor oficial da inflação, mesmo tendo críticas a ele.
O novo ministro da Fazenda afirmou que durante sua passagem por Brasília, anteontem, escutou relatos da equipe econômica mostrando que o Plano Real está sem problemas e que por isso não vê necessidade de modificá-lo.
Ciro reafirmou que não pretende anunciar medidas para frear o consumo. Contrariando Ricupero, Ciro disse que a liberação de importações não estava nos seus "planos imediatos". Disse que só utilizará este recurso no caso da queda de ofertas de produtos.
Ciro chegou a Fortaleza às 4h30 de ontem. Às 10h30, concedeu entrevista coletiva em sua residência. O novo ministro confirmou ontem que irá participar da reunião anual do FMI e do Banco Mundial, em Madri, na Espanha, entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro.
Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Memória fotográfica
Próximo Texto: Novo ministro define privatização e safra como prioridades de governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.