São Paulo, quarta-feira, 7 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torrefadores protestam contra plano para café

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA

Reportagem Local
O secretário de política comercial do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo (MICT), Frederico Robalinho, disse ontem que encaminhou ao Ministério da Fazenda uma proposta para baixar os preços do café no mercado interno.
O Programa de Abastecimento do Mercado Vinculado à Exportação –ou Proamex– é uma alternativa aos leilões de estoques reguladores de café do governo, explicou Robalinho.
Ainda ontem, indústrias torrefadoras se colocaram contra a medida. Elas alegam que o ministério irá proteger, com a medida, interesse dos exportadores.
O Proamex consiste em obrigar os exportadores a vender no mercado interno metade do volume destinado a outros países.
As indústrias alegam que a medida não terá efeito, porque a maior parte dos registros de exportação para 94 já teriam sido realizados. Robalinho disse ontem não dispor de dados sobre os registros de embarque.
Segundo Robalinho, se o Proamex for aprovado deve aumentar a oferta do produto, contribuindo para uma queda de até 35% dos preços da saca, atualmente por volta dos R$ 140. Os torrefadores afirmam que o efeito seria inverso.

Texto Anterior: Governo notifica empresa por não recolher FGTS
Próximo Texto: Unicamp mostra estudo para nova cesta básica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.