São Paulo, quarta-feira, 7 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Luxemburgo quer atenção na defesa

MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Luxemburgo já elegeu sua maior preocupação para o Palmeiras, na sequência do Brasileiro: não tomar gols.
Isso porque, segundo o treinador, a força ofensiva do time praticamente garante a marcação de gols em todos os jogos.
"Com Evair, Edmundo, Zinho e Rivaldo, dificilmente vamos passar em branco em alguma partida. Então, toda vez que não tomarmos gol, estaremos próximos da vitória", afirmou Luxemburgo.
A confiança do técnico se justifica: o time tem o melhor ataque da competição, com 16 gols em seis jogos (média de 2,66).
O artilheiro do time é Evair, com cinco gols. Edmundo vem a seguir, com quatro. Rivaldo já marcou três e Zinho, dois.
Em nenhuma partida o Palmeiras deixou de fazer gols. O mínimo que marcou foi um, nos dois jogos contra o Fluminense (1 a 0 em São Paulo e 1 a 1 em Niterói).
Luxemburgo ressaltou, porém, que a atenção maior à defesa não significa mudar ou mesmo corrigir o que vem sendo feito.
"Vamos aperfeiçoar o que já existe. O time tem uma marcação boa, até porque eu cobro isso."
Até agora, o Palmeiras levou quatro gols (média de 0,66) no Brasileiro. A melhor defesa é a da Portuguesa, com três gols em sete jogos (média de 0,42).
Hoje, contra o União, Luxemburgo armou um esquema especial de marcação pelo lado esquerdo, em função da força ofensiva do lado direito do adversário.
No primeiro jogo entre as duas equipes, há 15 dias, o lateral-direito Edinho, do União, causou problemas ao Palmeiras com suas subidas ao ataque.
Antes da expulsão do lateral, no final do primeiro tempo, o bicampeão paulista teve dificuldades e foi para o intervalo vencendo por 1 a 0. No segundo tempo, com um jogador a mais, o Palmeiras chegou à goleada de 5 a 1.
Para evitar que Edinho se torne novamente a principal arma ofensiva do União, Luxemburgo determinou ao meia-esquerda Rivaldo que acompanhe o lateral hoje.
Em princípio, ele marcará Edinho até a linha de fundo. Mas, se o ponta-direita Israel fechar para o meio, Rivaldo o acompanhará, deixando Edinho a cargo do lateral-esquerdo Roberto Carlos.
NA TV Bandeirantes, VT às 18h LEIA MAIS sobre o Brasileiro nas págs. 2 e 3

Próximo Texto: Técnico acha o empate bom
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.