São Paulo, quarta-feira, 7 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berlusconi elogia juízes

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, elogiou ontem a proposta de nova lei anticorrupção apresentada no fim-de-semana pelos juízes da Operação Mãos Limpas.
Ele afirmou, porém, que não vai tolerar qualquer ingerência dos magistrados na arena política. A iniciativa dos juízes foi criticada como uma tentativa de intrusão nas prerrogativas do Legislativo.
Berlusconi elogiou o "espírito construtivo" da legislação proposta. Ressalvou que "fazer leis é papel do Parlamento e o trabalho dos juízes é aplicá-las".
A declaração de Berlusconi foi divulgada logo depois de um violento ataque à iniciativa dos juízes por parte do porta-voz do gabinete de ministros, Giuliano Ferrara.
Ele disse que o governo "não pode aceitar intimidações" e comparou os autores aos líderes do fascismo.
O projeto de lei, com 18 artigos, foi apresentado por Antonio di Pietro, o principal dos magistrados à frente da Operação Mãos Limpas, que desde fevereiro de 1992 já levou à prisão mais de 300 políticos e empresários acusados de corrupção.
Ela distingue os crimes cometidos no passado dos que venham a ocorrer: no primeiro caso, os acusados seriam perdoados caso confessassem e devolvessem o dinheiro; no segundo, as penas seriam mais duras.
A proposta foi bem recebida por parlamentares do Movimento Social Italiano (neofascista) e da Liga Norte (federalista). As reações contrárias vieram da Força Itália de Berlusconi. Os três partidos integram o governo.

Texto Anterior: João Paulo 2º cancela visita a Sarajevo
Próximo Texto: Cuba e EUA não conseguem acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.