São Paulo, sexta-feira, 9 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleta da prefeitura mistura todo lixo reciclável

CAROLINA CHAGAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os paulistanos que separam o lixo de acordo com os manuais de reciclagem e depositam nos contêineres coloridos espalhados pela cidade fazem um trabalho inútil. Os caminhões da prefeitura que recolhem o lixo misturam todo o material selecionado em caçambas abertas que são levadas para o Centro de Triagem de Pinheiros.
"É o fim da picada", afirmou o administrador de empresas Eduardo Muszkat, 33, que denunciou a operação à Folha. A reportagem flagrou ontem a mistura do lixo recolhido dos contêineres da praça Rotary, em Santa Cecília (centro). "Todo o trabalho que fazemos em casa é em vão", disse.
Segundo Bruno Cervone, 58, diretor da Divisão de Compostagem e Coleta Seletiva da Limpurb, a separação é feita por funcionários da prefeitura nas esteiras do centro de triagem.
"Esse processo é muito caro e não temos um caminhão para recolher cada tipo de lixo", afirmou. Segundo ele, foram encomendados 200 sacos de náilon para substituir os que ficam dentro do contêiner e possibilitar que o lixo depositado pelos moradores seja transportado separadamente.
Esse material ainda não chegou e Cervone não sabe precisar a data de chegada.
Às 10h30 de ontem um caminhão de coleta seletiva da prefeitura estacionou ao lado dos contêineres da praça Rotary –localizada no cruzamento da rua General Jardim com a rua Vila Nova. Um funcionário que se identificou como Oscar desceu do caminhão, abriu o contêiner e começou a esvaziar os quatro sacos de náilon branco.
Com a ajuda do motorista, e do guincho munk do caminhão, o funcionário derramou o conteúdo do saco de vidro, depois do de plástico, de papel e finalmente o de metais na caçamba do caminhão.
"Não recebemos nenhuma orientação especial quando saímos para recolher o lixo", disse Oscar. "Nos mandam pegar tudo e despejar no caminhão. Na verdade, eu não entendo para que toda essa frescurada de saquinhos."

Texto Anterior: Recife prende 6º estrangeiro com cocaína
Próximo Texto: Reedição da MP de mensalidade causa confusão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.