São Paulo, sexta-feira, 9 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sumaré e São Bento sediam festival de órgão

DA REPORTAGEM LOCAL

O Mosteiro de São Bento e o Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré, promovem até dezembro o Festival Internacional de Órgão. A próxima apresentação acontece no dia 15, às 20h, no mosteiro (veja quadro ao lado).
Os concertos, quinzenais e gratuitos, acontecem às quintas-feiras no Mosteiro de São Bento e aos domingos no Santuário Nossa Senhora de Fátima, sempre às 20h.
O ciclo conta com a participação de organistas da Alemanha, Suíça, Ucrânia, Uruguai e Brasil.
A programação –cada artista escolhe o repertório– abrange de composições do século 16 à música contemporânea do século 20.
"É uma boa oportunidade para ouvir a música de órgão em ambientes que favorecem a meditação e a contemplação da arte sacra", diz José Luís de Aquino, 31, organista do Mosteiro de São Bento e idealizador do Festival.
Os concertos são em comemoração aos 40 anos do órgão do Mosteiro de São Bento, instalado em 1954. O instrumento, de grande porte, tem 7.000 tubos, quatro teclados e pedaleira completa.
Os tubos são feitos em madeira ou ligas de metal, com diversos formatos e tamanhos –cada forma corresponde a um tipo de som.
O órgão do Santuário Nossa Senhora de Fátima pertencia originalmente ao Mosteiro de São Bento, de onde foi removido no mesmo ano em que os beneditinos receberam seu novo instrumento, em 54.
Ele foi fabricado no final do século 19. Antes de ser levado para o santuário, foi restaurado e ampliado para 2.650 tubos e três teclados.

Texto Anterior: Novo parque tem cobra e violino gigantes
Próximo Texto: VEJA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE ÓRGÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.