São Paulo, sexta-feira, 9 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protestantes exigem garantias para trégua

DE LONDRES

Grupos paramilitares protestantes fizeram exigências ao governo britânico ontem para declarar um cessar-fogo na Irlanda do Norte.
É uma resposta ao cessar-fogo declarado há oito dias pelo IRA (Exército Republicano Irlandês), que quer a união da Irlanda do Norte com a República da Irlanda (católica).
Os terroristas protestantes, que querem a manutenção da soberania britânica na Irlanda do Norte, foram responsáveis por dois atentados desde o cessar-fogo do IRA (o assassinato de um católico e um carro-bomba sem vítimas).
Eles pediram garantias de que não houve concessões secretas ao IRA, de que o cessar-fogo do grupo católico é permanente e de que a Irlanda do Norte vai continuar sob a soberania britânica.
Eles querem ainda garantias de que o INLA, um outro grupo terrorista católico dissidente do IRA, também aderiu ao cessar-fogo.
O comunicado, embora não anuncie um cessar-fogo imediato, mostra disposição dos radicais protestantes de depor suas armas no futuro.

Texto Anterior: Fotos de Charles não circulam na Inglaterra
Próximo Texto: Presa secretária de dissidente chinês ; Síria rejeita plano de Israel para Golã ; Renuncia o governo da Bulgária ; Jirinovski processa teatro finlandês ; Ônibus especial está pronto para subir ; Rainha pode processar jornais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.