São Paulo, sábado, 10 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blecaute atinge zona sul e Grande SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma falha em duas linhas de transmissão da Eletropaulo causou um blecaute a partir das 18h de ontem em seis subestações da Grande São Paulo.
O blecaute atingiu parte do Brooklin e do Morumbi (zona sul), além das cidades de Taboão da Serra, Embu, Itapecerica da Serra, Cotia e da região de Monte Azul (marginal Pinheiros, próximo a Santo Amaro).
Às 20h30, o fornecimento de energia já havia sido normalizado no Brooklin, Morumbi e Monte Azul devido ao remanejamento de cargas elétricas para outras linhas transmissoras da mesma região.
A Eletropaulo não tinha, até as 22h30 de ontem, previsão de quanto tempo seria necessário para regularizar todo o fornecimento.
Segundo a assessoria de imprensa da Eletropaulo, o defeito começou no isolador de uma linha de 88 quilowatts da usina Piratininga.
Automaticamente, uma segunda linha da mesma usina deveria ter entrado em funcionamento para substituir a que estava com defeito.
No entanto, esta linha também não funcionou, provocando o blecaute. Até as 23h, os técnicos da Eletropaulo não sabiam explicar o que teria provocado os defeitos.
A Eletropaulo também não sabia precisar quantas pessoas ficaram sem energia.
Assim que o fornecimento de energia foi interrompido, 20 homens da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) foram deslocados para os principais cruzamentos da região afetada para disciplinar o trânsito.
Como os sinais não funcionavam, o fluxo era controlado manualmente.
Equipes da Cptram (Companhia de Policiamento de Trânsito) e da Polícia Rodoviária Federal seguiram para o local para auxiliar o trabalho dos "marronzinhos".
Segundo a CET, o único trecho que teve congestionamentos acima do normal foi na avenida Francisco Morato (sentido centro-bairro), entre o largo do Taboão e a rua Santa Crescência.
Nas demais avenidas da região, o congestionamento foi considerado o habitual do horário de pico.
Os dois hospitais da área, Albert Einstein e Iguatemi, não foram atingidos pelo blecaute. Entre os shopping centers, somente o Jardim Sul foi afetado.
Moradores dos bairros atingidos afirmaram que, desde a madrugada de ontem, já havia faltado energia três vezes por períodos de cerca de 30 minutos.

Texto Anterior: Sabesp demora para ligar água
Próximo Texto: Incêndio destrói Assembléia do PR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.