São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

No sanduíche; Elo da corrente; Com reserva; Duas metas; Mais além; Tensão permanente; Duplo risco; Moda pega; Mãos a limpar; Na mira; No martelo

No sanduíche
A indústria de alimentos apóia o pacto para segurar os preços. Mas vê a iniciativa com a cautela de quem está no meio da cadeia: entre os produtores agrícolas e o comércio varejista.

Elo da corrente
Edmundo Klotz, presidente da Abia, diz que a idéia do pacto é válida, mas ele tem dúvidas sobre a sua viabilidade.
"Um acordo desses pressupõe toda a cadeia mobilizada", diz.

Com reserva
Eugênio Staub, da Gradiente, diz que o pacto ainda merece estudos mais detalhados e que não se cogita de aumentos de preços.

Duas metas
Staub diz que os empresários do setor estão preocupados em ocupar a capacidade ociosa, num primeiro momento, para depois estudar o aumento da capacidade instalada.

Mais além
Alberto Furuguem, da Macroanálise, entende que o governo superou os abalos do IPC-r e da troca do titular da Fazenda.
Mas ele teme pela consistência do Plano Real.

Tensão permanente
Furuguem acha que a política monetária talvez esteja equivocada, por causa da redução abrupta da taxa efetiva do 'over' desde agosto. Ela gerou duas dúvidas: se a demanda cresce rápido demais e se os recursos estão saindo da poupança para o consumo.

Duplo risco
Se o patamar de juros para as operações com títulos públicos estiver abaixo do desejável, os efeitos macroeconômicos almejados não serão alcançados, diz Furuguem. A demanda pode crescer em ritmo mais rápido e a inflação ganhar fôlego em outubro.

Moda pega
Dois em cada três presidentes de companhias francesas suspeitam que práticas ilegais são comuns em muitas empresas do país, segundo o "Le Monde".

Mãos a limpar
Mais da metade dos executivos franceses consultados acreditam que a França deveria lançar uma investigação sobre crimes de colarinho branco, ao estilo italiano.

Na mira
A pesquisa do "Le Monde" foi realizada depois da divulgação de que Jean-Louis Beffa, presidente da Saint-Gobain, tornou-se o último proeminente industrial francês colocado sob investigação judicial.

No martelo
Será levado a leilão público amanhã imóvel localizado em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, penhorado nos autos de execução promovida pelo Banco do Brasil contra o Frigor Eder S/A - Frigorífico Santo Amaro.

Próximo Texto: Coisa pública; Cama e mesa; Com a palavra; Primeiras letras; Amostragem limitada; Na mesma; Fluxo e refluxo; Base das bases
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.