São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autores estimulam a gentileza no trabalho

HOWARD LACHTMAN
DO "USA TODAY"

A gentileza deliberada é o tema de um livro que já vendeu 80 mil cópias nos EUA e continua recebendo pedidos das livrarias.
Trata-se de "Acts of Kindness: How to Create a Kindness Revolution" ("Atos de Gentileza: Como Criar uma Revolução da Gentileza", da editora Health Communications, US$ 10), escrito pelo casal californiano Meladee e Hanoch McCarthy.
"Talvez os EUA estejam prontos para encarar a gentileza agora", diz Hanoch McCarthy, um psicólogo que atua na área de educação e dirige uma consultoria de desenvolvimento profissional.
"As pessoas estão cansadas de cinismo e negativismo, de se sentirem desvalorizadas", opina Meladee, terapeuta da fala que trabalha em um órgão municipal para a educação em Sacramento, na Califórnia (costa oeste dos EUA).
Revolução
A gentileza a que se referem os autores se traduz em atos de reconhecimento e valorização do outro. Essas ações, dizem eles, são capazes de detonar "ciclos" que, multiplicados, produziriam a "revolução" que dá nome ao livro.
A recompensa, garante o casal McCarthy, é a ligação que se consegue com as pessoas que nos cercam. Mas eles admitem que nem todos acreditam na gentileza.
"Tudo depende do que você escolhe ver quando olha para o mundo. Gentileza é escolher a alternativa positiva", afirma Hanoch. "Achamos que é possível incluir essa maneira de agir na forma como se opera uma empresa."
Exemplos
Hanoch e Meladee McCarthy sugerem algumas gentilezas que podem ser praticadas no dia-a-dia e no ambiente de trabalho:
Ajude alguém a trocar um pneu. Diga "bom dia" ao chegar no trabalho –mesmo que o dia não esteja muito bom.
Faça o café para sua secretária. Apareça com um refrigerante gelado para o colega num dia quente.
Deixe alguém passar na sua frente na fila do banco. E relaxe um pouco. Tente achar os aspectos engraçados das situações difíceis.
Tradução Ana Astiz

Texto Anterior: Órgão reúne 51 mil empresas
Próximo Texto: Alugar notebook custa desde R$ 19,20/dia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.