São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas criam leasing para equipamento

ROBERTA JOVCHELEVICH
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Já é possível adquirir um sistema de segurança residencial ou comercial através de leasing (arrendamento de bens com opção de compra ao final do prazo).
"Nosso objetivo é atingir prédios e condomínios que têm dificuldade para obter linhas de crédito", afirma Luiz Afonso Prado, 49, diretor da Mix Predial.
Segundo Prado, o leasing pode ser feito em 24 ou 36 meses, período no qual o adquirente paga uma taxa mensal (veja preços no quadro ao lado).
Uma das opções para edifícios é a locação dos equipamentos. Dependendo do número de moradores que dividem as despesas de condomínio, o valor mensal pode baixar.
Para pessoas físicas, compensa mais comprar o equipamento. As empresas de locação dificilmente alugam um sistema por períodos inferiores a um ano.
A principal alegação é de que o custo da mão-de-obra necessária para instalação do serviço é muito alto para um sistema que vá operar apenas a curto prazo.
Atualmente, a principal novidade do setor são os sistemas acoplados a uma central de monitorização à distância, que funciona durante 24 horas.
Em situação de perigo, o usuário do sistema, através de um botão, chama a central, que após telefonar de volta ao cliente, aciona a instituição competente (polícia, bombeiros, hospital, família etc), se necessário.
A central vai identificar um assalto e comunicar a polícia, por exemplo, se o usuário não confirmar sua senha ao atender o telefonema ou se der sinal de ocupado.
Apesar de cada empresa comercializar um modelo diferente de sistema de segurança, importado ou nacional, todos possuem mecanismos semelhantes.
Os sistemas, em geral, são computadorizados e ligados a sensores espalhados pelo imóvel. No caso de prédios e casas, os sensores são colocados na garagem, entrada social/portaria e muros.
Para evitar falhas em caso de falta de energia, os equipamentos também são carregados com bateria com capacidade de funcionamento de 48 horas consecutivas.

Texto Anterior: Arquitetura com aço alia beleza e tecnologia
Próximo Texto: Vendas de novos caem no mês de julho, aponta Secovi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.