São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crédito favorece mercado de máquinas

BRUNO BLECHER
EDITOR DO AGROFOLHA

As vendas de máquinas agrícolas (tratores, cultivadores e colheitadeiras) atingiram o pico do ano em agosto último, com 5.768 unidades comercializadas.
O levantamento, divulgado semana passada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mostra que de janeiro a agosto deste ano foram vendidas no mercado interno 30.294 unidades, 75,9% a mais do que no mesmo período de 93.
"Até o final do ano devemos chegar a 42 mil unidades no mercado interno", prevê Pérsio Pastre, vice-presidente da Anfavea.
Segundo ele, a disponibilidade de financiamento para a aquisição de máquinas, além da recuperação dos preços agrícolas no primeiro semestre deste ano, estão favorecendo os negócios.
"O Finame-Rural (linha de crédito do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social) destinou US$ 650 milhões este ano para financiamentos", diz Pastre.
Além disto, segundo ele, uma nova linha de crédito para financiamento de máquinas agrícolas (US$ 300 milhões) foi aberta, durante a Expointer (exposição rural no RS), pelo Banco do Brasil.
Cerca de 90% das vendas de tratores e colheitadeiras são financiadas, diz Pastre.
"A recuperação do mercado de tratores e colheitadeiras demonstra que o agricultor está confiante e pode ser prenúncio de boa safra", diz Jack Torreta Jr, gerente de comunicação empresarial da Valmet.
Durante a Expointer, encerrada no último dia 4 em Esteio (RS), as três maiores indústrias de tratores venderam juntas 1.326 máquinas em menos de 10 dias.

Texto Anterior: Estiagem deve atrasar o plantio da safra em SP
Próximo Texto: Grandes e médios devem optar pelo sistema de equivalência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.