São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plano irreal ; Intervenção; Mínimos; Sem avanços; Novo recorde; 200 milhões; Nova direção; Degustação; Qualidade

Plano irreal
O plano de safra 95 foge das premissas do Real, ao prever a intervenção do Estado na agricultura, através dos subsídios e das normas para o crédito rural.
A opinião é de Mauro Lopes, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas.

Intervenção
Para Lopes, o plano foge do espírito do real, que prevê a desregulamentação da economia.
"O pacote não garante recursos para a grande safra e não há correção possível para o preço mínimo dos produtos agrícolas", diz.

Mínimos
A proposta do governo é rever apenas em fevereiro de 95 os preços mínimos.
Se os preços acumularem uma necessidade de correção de 20%, poderia o governo corrigí-los de uma só vez?, pergunta Lopes.

Sem avanços
Segundo ele, o pacote agrícola não avança em reformas estruturais para o setor, não melhora as condições de comercialização e traz uma forma destoante de subsídio.

Novo recorde
A produção nacional de pintos de corte bateu novo recorde em julho, com 198,593 milhões. Este resultado é 10% superior ao de julho de 93 e 5,42% maior do que o de junho.

200 milhões
Em agosto, segundo previsão da Apinco, a produção deve ter ultrapassado 200 milhões de pintos de corte. Isto significa a produção de 300 mil toneladas de frango entre 15 de setembro e 15 de outubro.

Nova direção
Henricus Matheus Mathot assumiu, no último dia 1º, a presidência da Cargill Agrícola, em lugar de Brian F. Hill, que retornou aos Estados Unidos.

Degustação
Entre os dias 20 e 25 de setembro próximos, a Associação Brasileira da Indústria de Queijo vai promover nas três casas do restaurante Rubayat, em São Paulo, degustações de 25 variedades de queijo durante o almoço e o jantar.

Qualidade
O objetivo da Abiq é divulgar as qualidades do queijo nacional. Fábio Sarcelli, presidente da Abiq, diz que o consumo de queijo no país (2 quilos por habitante/ano) é muito baixo. Na Argentina, se consome 8 quilos/ano e, na Europa, 18 quilos/ano.

Texto Anterior: Grandes e médios devem optar pelo sistema de equivalência
Próximo Texto: O novo pacote agrícola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.